Maio Cinza: Mês de Conscientização do Câncer Cerebral


Neste mês de maio, a Secretaria de Saúde de Sul Brasil chama atenção para a conscientização e combate ao câncer cerebral. Apesar de não ser muito frequente, ainda afeta 4% da população.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se 11.090 novos casos de câncer cerebral em 2022 no Brasil, sendo 5.870 em homens e 5.220 em mulheres. Esse tipo de câncer ocupa a 10ª posição entre os tumores mais frequentes nas mulheres brasileiras e a 11ª posição entre os homens.

O câncer cerebral é doença causada pelo somatório de várias alterações genéticas. Algumas dessas alterações são adquiridas durante a vida, outras são hereditárias, como a neurofibromatose.

Alguns fatores que aumentam o risco, como:

  • Exposição à radiação (raio-x e gama);
  • Pacientes que se submetem à radioterapia ou exames excessivos com radiação, como a tomografia;
  • Deficiência do sistema imunológico, como o HIV;
  • Fatores ocupacionais como: exposição a arsênico, chumbo, mercúrio;
  • Trabalhar em empresa petroquímica, indústria de borracha, plástico, entre outras;
  • Agricultura devido ao contato com agrotóxicos, solventes, diesel, poeiras, dentre outros.


Para aumentar as chances de cura, a detecção precoce é a maneira mais eficaz, pois possibilita melhores resultados em seu tratamento e deve ser buscada com a investigação de sinais e sintomas como: fortes dores de cabeça, alterações sensitivas, com perda de sensibilidade e força de alguma parte ou lado do corpo, náuseas, vômitos, dificuldade de equilíbrio, alterações visuais, sonolência acentuada e até convulsões.

De acordo com o neurocirurgião especialista, André Borba, os sintomas acontecem dependendo do tamanho do tumor e do local onde ele está, isso porque cada área do cérebro é responsável por uma determinada função. O tumor provoca uma disfunção no local onde ele aparece.

Fontes: Inca, Agência Brasil e Instituto de Câncer