Sul Brasil lança projeto de coleta de sobras de medicamentos para descarte ecologicamente correto

Atualmente, os medicamentos encontram-se inseridos em praticamente todas as esferas de atenção à saúde. Devido a essa ampla inserção, sua utilização inadequada constitui um sério problema da saúde publica.

A Secretaria Municipal de Saúde de Sul Brasil – SC através do departamento de Assistência Farmacêutica, visando contribuir com a preservação do meio ambiente e promoção do uso racional de medicamentos, através da redução da automedicação e dos riscos de intoxicação medicamentosa da população, toma uma atitude responsável e lança o projeto de "Coleta de Sobras de Medicamentos para Descarte Ecologicamente Correto". Será disponibilizado a partir de 1º de julho de 2010,na unidade de saúde um posto de coleta apropriado, onde todo medicamento descartado tem seu destino correto, "a incineração", de acordo com o Programa de Gerenciamento de Resíduos de Saúde na unidade da Secretaria Municipal de Saúde.

Desta forma, a população terá meios de fazer o descarte correto dos medicamentos vencidos ou as sobras de medicamentos não utilizadas ao final do tratamento, os quais se tornam um perigo em potencial quando descartados de forma incorreta.

Estará realizando palestras para grupos com distribuição de folders informativos sobre o projeto, bem como orientações para a promoção do uso racional de medicamentos.

Normalmente estes resíduos são jogados no lixo comum ou na rede de esgotos, e dependendo das características físico-químicas destes medicamentos, a população pode sofrer as conseqüências indiretas, como a contaminação de produtos alimentícios, do ar, água, solo e de animais, bem como potencializar o risco de resistência bacteriana pelo descarte de antimicrobianos.

A contaminação do meio ambiente por medicamentos tem sido objeto de vários estudos, os quais têm identificado presença de fármacos, tanto nas águas quanto no solo, resultante do descarte indevido de medicamentos, além da excreção de seus metabólitos.

Nesse sentido, convida a todos a se engajarem e aderirem ao projeto, pois a saúde depende também do ambiente onde estamos inseridos e todos somos responsáveis.

Rosilene V. Brustolin – Farmacêutica responsável pelo projeto.