PROVINHA BRASIL COM BONS INDICES EM NOSSO MUNICÍPIO

A Provinha Brasil é instrumento pedagógico, sem finalidades classificatórias, que fornece informações sobre o processo de alfabetização aos professores e gestores das redes de ensino e tem como objetivos principais:

-avaliar o nível de alfabetização dos alunos/turma nos anos iniciais do ensino fundamental;
-diagnosticar possíveis insuficiências das habilidades de leitura e escrita.

Cada teste da Provinha Brasil é composto por 24 questões de múltipla escolha, com quatro opções de resposta cada uma. Algumas dessas questões são lidas pelo aplicador da prova – na íntegra ou em parte – e outras são lidas apenas pelos alunos.

Como nem todas as habilidades a serem desenvolvidas durante o processo de alfabetização e letramento, como a oralidade, são passíveis de verificação em uma prova objetiva, foram selecionadas as habilidades consideradas essenciais para a alfabetização e letramento para a elaboração da Matriz de Referência. Cada questão do teste avalia, de forma preponderante, uma das habilidades descritas na Matriz.

A matriz é apenas uma referência para a construção do teste. É diferente de uma proposta curricular ou programa de ensino, que são mais amplos e complexos.

Nível 1 – até 13 acertos.

Nível 2 – de 14 a 17 acertos

Nível 3 – de 18 a 20 acertos

Nível 4 – de 21 a 22 acertos

Nível 5 – de 23 a 24 acertos

O delineamento e a construção dessa avaliação prevê, sobretudo, a utilização dos resultados obtidos nas intervenções pedagógicas e gerenciais com vistas à melhoria da qualidade da alfabetização.

Em Sul Brasil a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes realizou a primeira fase da Provinha Brasil no segundo ano dos anos iniciais das escolas Municipais Núcleo Escolar Paulo Freire e Núcleo Escolar São João Bosco, no mês de novembro terá a segunda fase. A provinha foi aplicada e corrigida de acordo com as ordens da provinha pela orientadora educacional Lenice Giaretta Locatelli sendo isso o Núcleo Escolar São João atingiu o nível 5 este nível é o melhor e o Núcleo Escolar Paulo Freire atingiu o nível 4 também é bom.

A secretaria de educação agradece pelo bom desempenho dos alunos e pela bons ensinamentos das professoras destes alunos.