IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO MUNICIPIO DE SUL BRASIL

Foi realizada, na última sexta-feira, dia 01 de julho de 2011, a IX Conferência Municipal de Saúde do Município de Sul Brasil – SC, sendo que o evento foi um grande sucesso e contou com a participação de 170 munícipes.

Considerando ser este um espaço para participação, sugestões e elaboração de propostas para a melhoria do atendimento na área da Saúde de nosso município.

A IX Conferência Municipal de Saúde do Município de Sul Brasil – SC teve como tema: "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do povo brasileiro". Este tema foi definido pelo Conselho Nacional de Saúde, tendo como palestrante a Srta. Adriana Gava Gerente de Controle e Avaliação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó, e a participação da Geisa da Amosc.

Apresentando como eixos temáticos os seguintes temas para o acesso e acolhimento com qualidade- um desafio para o SUS:

– Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integridade, universalidade e equidade;

– Participação da comunidade e controle social.

– Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público X Privado; gestão do sistema, do trabalho e da Educação em saúde.

Muitas propostas foram levantadas pelos nossos grupos de estudos temáticos, sugestões para melhoria do SUS, avaliação dos nossos profissionais e programas existentes, todas essas propostas serão discutidas pela nossa UBS, e faremos de tudo para que sejam realizadas conforme solicitação dos nossos munícipes.

De acordo com o Secretario da Saúde Joraci Copati, o ano de 2011, será o ano para discutir o SUS, por meio de conferências municipais, estadual e nacional.

Copati enfatizou que hoje o município de Sul Brasil é referência na área da saúde, pois tem uma boa estrutura, com profissionais comprometidos e índices que comprovam essa realidade.

A Conferência que decorreu é resultado do momento histórico vivido para a consolidação do SUS, sendo instâncias de discussão e de construção de propostas para o contínuo aperfeiçoamento do SUS, portando devemos fazer deste momento um amplo espaço para o exercício de cidadania.

Por meio de eventos como esse, que aconteceu em nosso município  com grande cooperação dos munícipes sulbrasilenses, a mudança da sociedade no que diz respeito, à efetivação das políticas de saúde, a necessidade de reforçar a parceria com os conselhos municipais, ditando assim as ações que pretendem para os rumos do município de Sul Brasil.

Os organizadores do evento agradecem a participação de todos que fizeram desta conferência um momento tão importante, demonstrando assim, a preocupação de melhorar o nosso município. Á todos o nosso muito obrigado.