V Jogos dos Idosos aconteceu em Sul Brasil

Na tarde da quinta-feira, 14 de março, aconteceu a 5ª Edição dos Jogos dos Idosos. O evento aconteceu no Pavilhão Comunitário da Sede e reuniu 160 idosos dos cinco grupos do municipio, foram disputadas  sete modalidades. Os vencedores da fase municipal representarão Sul Brasil na Fase Microrregional.

O evento esportivo e de integração foi organizado pelo CRAS e pelo Departamento Municipal de Esporte-DME, com ajuda dos próprios grupos da melhor idade. Ao todo foram 160 idosos participantes da Bocha Rolada, Bocha 48, Canastra, Dominó, Truco, Jogo Três Sete e Bolãozinho. Os grupos de idosos do município são: Sempre Feliz da Sede; São Miguel da Linha Progresso; Bom Pastor da Linha Alto Recreio; Santa Barbara da Linha Uru; e Três Amigos da Linha Três Amigos.

As competições duraram o dia todo, ainda teve lanche na parte da manhã e tarde e almoço ao meio dia. O Diretor de Esporte, Juliano Seibel, avaliou como positiva a competição e se disse estar surpreso pela determinação e alegria demonstrada pelos atletas e deu sinal verde para que competições como essa se repitam com mais freqüência. Já a Diretora do CRAS, Fernanda Meneghetti, foi grata aos colaboradores do evento, em especial ao empenho da administração, por meio do esporte e serviço social, e depois a própria força de vontade que os idosos mostraram durante o dia. Fernanda ainda agradeceu aos vereadores Vanderlei Galina, Valdecir Tosetto, Claudiomiro Ferrari e Rubens Martins, também o vice-prefeito Celso Fazzioni que ajudaram nos trabalhos desse importante evento.

A opinião dos participantes foi unânime, assegura Marino Wickert, presidente do Grupo de Idosos Sempre Feliz, da sede do município. “A gente vem aqui se integrar para distraímos, para conversarmos e isso só nos faz bem. O jogo é mais um atrativo pra gente passar o tempo. Os idosos gostam disso e hoje foi bom, está de parabéns a organização do evento e os participantes”, pontuou Marino.

Eliane Marmitt, esposa do prefeito Éder, parabenizou os idosos pela bonita participação e disse que novas integrações serão feitas para a melhor idade. O prefeito Éder Ivan Marmitt se mostrou orgulhoso em ver tantos amigos da terceira idade reunidos em prol do entretenimento e esporte.

Bolãozinho

O Bolãozinho foi só para mulheres, tendo a seguinte ordem classificatória, começando pela primeira: Solani Martins , Helena Palmeira, Dirce Godinski, Terezinha Rottava, e em quinta Terezinha Dembinski.

Canastra

Já a canastra teve duas categorias: Feminino e Masculino. As campeão foram Terezinha Kroth e Armilia Hohn, com a medalha de prata ficaram Francisca Ioner e Regina Noal, e o terceiro lugar ficou com Lurdes Gubert e Ivone Webber. Já no Masculino o ouro foi para Ivo Hehn e Artolino Rodrigues, a prata para Antonio Rottava e José Schmidt, e o bronze para Marino Wickert e Ido Ioner.

Dominó

Ivo Henn e Francisco Rebinski ficaram com o primeiro lugar masculino depois de venceram os únicos adversários Osherer e Riquelme Tomalok. No Feminino as melhores foram Nelci Roos e Maria Stocco, seguidas por Palmira Signor e Maria Lucia e Florentina Lauermann e Anita Tasca.

Bocha Rolada

No naipe Feminino o trio campeão foi Maria Stocco, Lidia Stocco e Amábile Fazzioni. Com o segundo lugar ficaram Delurdes Maria Damo, Verônica de Vargas e Marli Marmitt. Para os homens é disputa foi acirrada e com o primeiro lugar ficaram Orlando, Lauro e Dalcino, na segunda posição Adelmo, Valdir e Laurindo e com a medalha de bronze Paciente, Spedito e Miguel.

Três Sete

Nessa modalidade só os homens participaram tendo: Nibel Valmorbida e Valdir Wiebelling campeões; Sirilo Vial e Irineu de Faveri donos do segundo lugar; e Deonizio Fazzioni e Roque Limbergue  faturaram o terceiro lugar.

Truco

Outra modalidade que foi somente Masculino foi o Truco. Dorvalino Spegorin e Antonio Zurlan conquistaram a medalha de ouro, já Miguel e Adão ficaram no segundo lugar, e Irineu de Faveri e Sirilo Vial foram os medalha de bronze.

Bocha “48”

Essa disputa foi em dois naipes, masculino e feminino. O primeiro lugar para os homens ficou com Noel Damo e José Martins, que foram seguidos na classificação por José Ferrari e Pedro Palmeira, e Elidio Hanauer e Adelmo. Já no Feminino o primeiro lugar foi de Irene Martins e Marli Marmitt, o segundo de Amábile Fazzioni e Terezinha Rotava, e o terceiro de Neiva Paini e Luzia Fuchs.