Campanha de vacinação contra a Poliomielite

A Secretaria de Saúde de Sul Brasil se dedica na promoção e prevenção de saúde. Na segunda-feira (27), a enfermeira Lucelia Rumpel Monteiro participou em Chapecó de reunião sobre a “Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite”, que começará no dia 8 de junho e se estenderá  até 21 de Junho. O público alvo será crianças  a partir de seis meses até os menores de cinco anos de idade, com meta mínima a atingir de 95% deste grupo. O Brasil realiza em 2013, o 34º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomi

elite, e o 24º ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990, e assim deve se manter até a concreta certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso. Dessa forma, esta estratégia tem como objetivo garantir a não reintrodução da doença no território brasileiro, com a manutenção de altas e homogêneas coberturas vacinais contra a poliomielite, tanto nas ações de rotina, como nas campanhas de vacinação e a adequada Vigilância das Paralisias Flácidas Agudas (PFA).

A enfermeira Lucelia explica que a vacina da campanha é oral, sondo uma dose de duas gotas.  “O dia “D” será no sábado dia 08 de junho, onde o Posto de Saúde de Sul Brasil estará aberto das 8h às 17h, exclusivamente para a campanha de vacinação.É  de fundamental importância apresentar o cartão de vacina para avaliar a situação vacinal da criança”, afirmou Lucelia.