Os 150 primeiros dias do ano na Educação

Educação de Sul Brasil faz avaliação dos 150 dias

Os cinco primeiros meses de atuação da Secretaria de Educação nesse ano são considerados positivos na avaliação da secretária Marisa Caprini. A Rede municipal de Ensino de Sul Brasil apresenta excelentes resultados graças ao empenho dos gestores e dos profissionais do ensino. O município apresenta uma realidade de 190 alunos do Núcleo Escolar Paulo Freire na cidade, e 86 alunos do Núcleo Escolar São João Bosco da linha Alto Recreio, entre educação infantil, a partir de três anos de idade, e séries iniciais.

Corpo Docente

O município possui 20 professores, e destes, 18 possuem pelo menos uma pós-graduação. A secretária conta que são dados cursos de aperfeiçoamento numa formação continuada aos professores. A rede municipal ainda conta com as disciplinas Língua Estrangeira – Inglês e informática, que não são obrigatórias para as séries iniciais.

Provinha Brasil

Os alunos de Sul Brasil atingiram nota máxima na avaliação do Ministério da Educação – MEC. A Provinha Brasil aplica prova para os alunos do 2º ano, e nas três turmas existentes no município a nota 5 foi atingida.

Auxilio transporte para ensino técnico e superior

O incentivo para os munícipes se qualificarem com o ensino técnico e superior foi ampliado nesse ano. Sul Brasil repassa 85 reais mensais para o auxilio ao transporte até a instituição de ensino técnico ou superior. O programa beneficia 78 acadêmicos.

Proerd

Os alunos do 5º ano são atendidos pelo Programa Educacional de Combate às Drogas – Proerd. O Programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado Policial PROERD, Educadores, Estudantes, Pais e Comunidade, onde se oferecem estratégias preventivas visando promover a resiliência, ou seja, para reforçar os fatores de proteção, em especial, que favoreçam o desenvolvimento da resistência da criança e do adolescente que pode correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento violento. Em Sul Brasil o trabalho é coordenado pelo policial militar Horn, e tem apoio da Secretaria de Educação.

Melhorias

A secretária Marisa Caprini aponta que ainda existem pontos a melhorar. A estrutura física necessita de aperfeiçoamento na área do refeitório e também há demanda de mais duas salas de aula.

Conquistas

A creche está em etapa de finalização na construção, em breve a Secretaria de Educação terá mais esse empreendimento para prestar gestão. A creche dará praticidade às famílias e será uma alternativa para a educação de crianças a partir de 0 anos. Outro projeto que será colocado em prática num futuro próximo será a Estufa de Verduras e Legumes, em parceria com a Epagri. O funcionamento da estrutura será coordenado pela Epagri, envolvendo os alunos da rede municipal e do Peti.

Palavra da secretária

“Sul Brasil está de parabéns por contar com a Educação de qualidade. Temos qualidade e pontos a melhorar. Com o empenho de professores, pais e alunos construiremos uma Educação com muito mais qualidade e resultados. Sul Brasil tem potencial para isso.” Finaliza a secretária Marisa.