Esporte cresce em Sul Brasil

Já no primeiro semestre do ano o Departamento de Esportes de Sul Brasil – DME, mostrou competência e efetua a realização e participação em dez competições. O ano está na metade e mais sete campeonatos serão realizados no segundo semestre. Além dos eventos esportivos, o departamento, por meio de seu diretor Juliano Siebel e do professor de Educação Física Eleandro Albani, realizam atividades de treinamento para o Futsal e Judô.

A administração municipal preocupada com o Esporte em Sul Brasil se empenhou em inserir na equipe de trabalho o professor Juliano Siebel, para dirigir o Departamento de Esportes e Eleandro Albani para coordenar os trabalhos técnicos do setor. Os profissionais correspondem a expectativa e o munícipe está se beneficiando com as mudanças esportivas que Sul Brasil teve. O aumento do número de campeonatos e a qualidade na organização são fatores que provocam o crescimento esportivo no município.

Juliano Siebel tem formação superior de Educação Física pela Unoesc de São Miguel do Oeste/SC e pós-graduação em Treinamento Esportivo. No Judô é Faixa Preta pela Liga Catarinense, registrado e credenciado na Federação Catarinense de Judô, sendo um dos poucos profissionais na região Oeste do estado de Santa Catarina aptos a dar aulas de Judô. Já Eleandro Albani foi destaque acadêmico no curso de Educação Física da Horus Faculdade de Pinhalzinho/SC e também é pós-graduando em Treinamento Esportivo.

A dupla, a frente do DME, nesses primeiros meses de 2013, já finalizou três competições municipais: Campeonato Municipal de Futebol Suíço, Força Livre e Veteranos, com a participação de 240 atletas; Campeonato Municipal de Canastra, masculino e feminino, com participação de 98 atletas; Etapa Municipal dos Jogos da Terceira Idade – JASTI, com participação de 150 atletas.

Do início do ano até agora, Sul Brasil, participou de sete competições regionais: Taça RCO, Masculino e Feminino, com participação de 20 atletas em cada naipe; Etapa regional dos JASTI, com participação de 30 atletas e medalhas em três modalidades; Jogos de Integração dos Servidores Municipais – Jisma, com participação de 50 atletas; Jogos Escolares de Santa Catarina – Jesc, de 12 à 14 anos, futsal Feminino e Masculino; Jesc, de 15 à 17 anos, futsal masculino e feminino, com medalha de prata no feminino; e Moleque Bom de Bola, masculino e feminino, parceria com E.E.B. Hélio Wasun.

O departamento tem em andamento o Campeonato Municipal de Futsal, com 13 equipes no Masculino, quatro no Feminino, quatro no sub-15, e cinco no Veterano Masculino. Ainda está acontecendo o Campeonato Municipal de Bocha 48, com participação de dez equipes no masculino e oito no Feminino.

Pela frente o município tem na agenda a participação em competições regionais e estaduais durante o ano. Entre elas, a Etapa do Circuito Catarinense de Futsal, que ocorrerá dia 15 de junho em Cunha Porã, nas categorias Sub-10, Sub-12 e Sub-15 no Masculino; e nas categorias Sub-15 e Sub-17 no Feminino.

Para os munícipes são preparadas mais seis competições nesse ano: Campeonato Municipal de Sinuca; Campeonato Municipal de Bocha Rolada; Campeonato Municipal de Truco; Campeonato Municipal de Futebol de Campo; Festival de Judô; e Copa Malwe (Circuito Catarinense de Futsal).

O professor Eleandro Albani destaca que o DME efetua treinamentos para aproximadamente 60 alunos no Judô e para mais 130 alunos no Futsal. A meta do departamento é implantar os treinamentos de futebol de campo e participar todos os anos das competições da Fesporte.

Na avaliação do diretor de esportes, Juliano Siebel, o DME vem recebendo muitos elogios, sugestões e críticas construtivas. “O importante é que as pessoas estão participando não somente das competições, mas também da montagem dos campeonatos. Temos todas as idades se envolvendo e isso nos estimula a fazer sempre mais e melhor”. Sobre a meta do setor, Juliano aponta que Sul Brasil tem um potencial esportivo grande que pode ser mais explorado, e o DME se empenhará para dar ainda mais crescimento no Esporte.