Sul Brasil bate recorde em realização de cirurgias

Nunca em Sul Brasil, foi realizada uma quantidade tão expressiva de cirurgias em um único semestre. Antes do fechamento dos primeiros seis meses de administração, a Secretaria de Saúde apresenta o número de 170 cirurgias feitas, entre agendadas e de emergência. O secretário de Saúde, Cleomar Provenci, destaca que entre todos os trabalhos realizados no setor, a efetuação das cirurgias é uma das prioridades para a primeira metade do ano.

O prefeito Éder Marmitt e o vice-prefeito Celso Fazzioni solicitaram um levantamento da realidade de todas as secretarias municipais nos primeiros dias de governo. Na Secretaria da Saúde, a administração municipal percebeu a imediata demanda de cirurgias atrasadas em até três anos. A pendência cresceu com o aumento da procura médica para consultas e exames, somado a isso, a efetivação de todas as cirurgias foi tratado como meta a ser atingida.

O secretário de Saúde, Cleomar Provenci, acentua que foram feitas 130 cirurgias eletivas, ou seja, os processos que podem ser agendados; outras 40 cirurgias de emergência ou urgência também aconteceram pela necessidade apresentada. “Todos sabem a dificuldade que o SUS tem na concretização de cirurgias. A secretaria e a administração articulam em hospitais e profissionais médicos da região, principalmente por meio de pacotes, a realização das cirurgias. Está sendo trabalhoso, mas o resultado pode ser apresentado com número de 170 cirurgias efetivadas”, afirma Cleomar.

A paciente Marlei do Amaral da Linha Alto Recreio comenta sobre a realização de duas cirurgias. “Faz dois anos que eu estava esperando a cirurgia de tiróide, eu tinha falta de ar, não podia dormir e era difícil pra tudo. Eu também sentia muita dor no joelho, nem caminhar eu conseguia mais. No início desse ano procurei o Posto de Saúde e fui atendida com a cirurgia da tiróide e a cirurgia do joelho. Minha vida melhorou do dia pra noite, me sinto melhor e mais feliz. Quero agradecer ao secretário Cleomar que sempre foi atencioso e dedicado para que essas operações pudessem acontecer. Eu fui bem atendida pelos funcionários do posto, melhor que isso é impossível”, comentou a beneficiaria das cirurgias.

Dona Elenira Wiebbelling  comenta que há mais de um ano procurava ajuda médica para amenizar seu problema no joelho. “Eu não conseguia mais andar de tanta dor na perna. Em janeiro desse ano o Dr. Paulo me encaminhou para o ortopedista que pediu pra a cirurgia ser feita. Eu precisava fazer a cirurgia e fui atendida, agora estou melhor e me recuperando bem”, fala a munícipe de Sul Brasil.

O caso de dona Maria Leocádia Marmitt foi mais grave e exigiu a cirurgia de emergência. “Meu problema de saúde chegou de repente. Tive um problema sério de intestino e não poderia esperar. Procurei o Posto de Saúde e em uma semana fiz a cirurgia, se fosse esperar pelo SUS demoraria um tempo que eu não aguentaria esperar. Fiz várias consultas e a cirurgia em Chapecó, fiquei 10 dias internada e agora me recupero. Graças ao empenho do Cleomar e da equipe da Saúde a minha cirurgia foi feita a tempo. Quando que as pessoas precisam, precisam ser atendido, ainda mais na saúde, porque a saúde é uma coisa que não pode ser enrolada para amanhã, quando precisar ser atendida tem que ser atendida”.

O secretário Cleomar comenta que agora é feito o pós-cirurgia. “A cirurgia exige recuperação e a equipe da Saúde está mobilizada trabalhando muito mais que o normal para atender essa demanda de trabalhos. Os pacientes operados se deslocam até a Unidade de Saúde para seções de fisioterapia, para consultas médicas, para o aviamento de receitas de remédios e outras atividades que o processo pós-cirúrgico exige. Para aqueles pacientes que não tem condições de se deslocar ao posto, o incluímos nas visitas domiciliares. É bastante trabalho, mas o importante é que as pessoas estão sendo atendidas com as cirurgias que darão a elas mais saúde e mais qualidade de vida”, conclui Cleomar.

Para o prefeito Éder Marmitt, esse resultado é proporcionado pela união de esforços. “Tudo inicia na Unidade de Saúde, o bom atendimento possibilita que o munícipe procure o Posto de Saúde sem receio de ser enrolado e com segurança que será realmente atendido de acordo com sua necessidade. Lá na unidade, encaminha-se o paciente aos exames, e depois aparecem algumas indicações de cirurgias. Após isso, entramos em contato com as clínicas e hospitais para a realização da operação através de convênios e outros meios. Os processos cirúrgicos já feitos chegam a 170. É um número inédito para a história de Sul Brasil, mas não somente isso, é uma gratificação para nós administradores colaborar com o munícipe no momento que ele mais precisa”, finaliza o prefeito Éder.