Curso para inseminadores foi realizado

A Secretaria de Agricultura de Sul Brasil promoveu treinamento para 18 inseminadores do município. O evento ocorreu na terça-feira (09) no auditório da prefeitura com a parte teórica e também foi desenvolvida atividade prática em uma propriedade rural. O treinamento foi coordenado pelo médico veterinário Atíla Cado Soares da Semex.

Em Sul Brasil existe pelo menos um inseminador para cada comunidade, sendo que a Secretaria de Agricultura fornece aos profissionais todo equipamento e manutenção, o produtor apenas paga o trabalho do inseminador.

O secretário de Agricultura, Edimar Bicigo, destaca que o setor agrícola de Sul Brasil possui uma fatia grande de sua atividade ligado ao gado, e por isso é necessário ter cuidados com a reprodução bovina. “Fornecemos aos produtores um sêmen da alta qualidade e das raças holandês, gersey, gir, nelore e red angus. Mas de nada adianta termos alta qualidade no sêmen se a inseminação fugir do ideal e é justamente por isso que capacitamos os inseminadores para garantir o sucesso nesse trabalho”, destaca Bicigo.