Dia de Campo reuniu 50 agricultores

Em Sul Brasil a atividade do milho está presente em praticamente todas as propriedades. Na lavoura representa 3 mil hectares cultivados anualmente e devido à sua importância a Secretaria de Agricultura tomou a iniciativa para a realização de um Dia de Campo que tratou do plantio de milho. O evento foi desenvolvido em parceria com a Cooperitaipu e ocorreu em três etapas distribuídas pelo interior do município.

Na segunda-feira (15), pela parte da tarde, a atividade foi em Linha Três Amigos na propriedade de Gilberto Vani; no dia 16, pela parte da manhã, o Dia de Campo ocorreu em Linha Uru na propriedade de Clóvis Signor; e também dia 16, pela parte da tarde, a atividade ocorreu em Linha Alto da Serra, na propriedade de Carlos Signor.

Durante o Dia de Campo, profissionais ligados à cooperativa e à Secretaria de Agricultura coordenaram a teoria e a prática, entre esses profissionais estavam: Engenheiro Agrônomo e responsável pelo setor de cereais da Cooperitaipu, Marcelo Salvatori;  Engenheiro Agrônomo e responsável pela regional de Modelo da Cooperitaipu, Marcelo Basso; Engenheiro Agrônomo e representante da Pioner, Flávio Fossa; e técnicos da filial de Sul Brasil, Alessandro Michels e Anderlei Rezende.

Somando as três etapas, 50 agricultores participaram desse momento de conhecimento. O secretário de Agricultura de Sul Brasil, Edimar Bicigo, destaca a iniciativa. “O Dia de Campo é sempre bom e colocamos em prática a ideia de aperfeiçoar o plantio do milho. Essa atividade representa grande participação na economia do município, servindo de matéria prima para a silagem e também para a comercialização do cereal. A gente sempre diz que o sucesso da colheita começa no plantio. De nada adianta esperar uma colheita boa se na hora de plantar não é feita a coisa certa”, destaca Bicigo.

No encerramento das três etapas do Dia de Campo, Flávio Fossa falou sobre a atividade. “A gente percorre em muitos dais de campo e quero dar os parabéns para a Secretaria de Agricultura pela iniciativa. Quando o poder público se preocupa com essa atividade certamente merece os parabéns, pois está fazendo um importânte e incomum trabalho”, afirmou Fossa.

O agricultor Jucemir Valmorbida de Linha Uru fala da importância do evento rural. “Um dia como esse possibilita uma reciclagem aos agricultores, a gente sabe trabalhar, mas conhecimento nunca é demais. Os técnicos mostram como regular a plantadeira, a velocidade do trator, a quantidade ideal sementes para cada metro, a dessecação antes do plantio e outras dúvidas são esclarecidas. Na prática isso vai nos ajudar muito e como eles fala refletirá na colheita”, destaca o agricultor.