Um novo olhar aos idosos

“A meta está sendo alcançada e o resultado é o munícipe com mais saúde”. A afirmação é do prefeito em exercício, Celso Fazzioni, que avalia como trabalhoso o empenho na realização de 300 cirurgias nos últimos 12 meses, mas ao mesmo tempo julga gratificante intermediar os procedimentos e resolver os problemas de saúde oportunizando mais qualidade de vida.

A Secretaria de Saúde de Sul Brasil acabou com a fila de espera para cirurgias e efetua os procedimentos com agilidade e prontidão. “Foi investida uma grande fatia de recursos da saúde para resolver a angustiosa fila de espera de pacientes para sua cirurgia. Foram feitos diversos tipos de procedimento e devido a preocupação minha e do prefeito Éder Marmitt e o empenho da equipe de Saúde, conseguimos dar esse serviço ao nosso munícipe e procurando dar solução ao seu problema de saúde”, destacou Celso Fazzioni.   

Cirurgias de Cataratas

Mais comum em pessoas com idade avançada, a Catarata limita a visão. No início, a pessoa vê como se os óculos estivessem embaçados, como se houvesse uma névoa diante de seus olhos. Tenta limpar as lentes, pisca com força, mas a névoa permanece inalterada. Com a evolução da doença, a pessoa passa a enxergar apenas vultos. A catarata se desenvolve dentro do olho, atrás da pupila que fica branca e opaca só em estágios mais avançados da doença, quando a visão está completamente comprometida e a pessoa enxerga apenas vultos.

Nos recentes 12 meses, a Secretaria de Saúde de Sul Brasil foi responsável pela realização de 21 cirurgias de Cataratas. A paciente Oliva Sebem, 82 anos, de Linha Lajeado Uru conta que há mais 10 anos tinha dificuldades para enxergar. “No mês de novembro do ano passado fui no Posto de Saúde e o médico me encaminhou para o especialista. O secretário Cleomar me encaminhou para cirurgia e fui operada na última quinta-feira. Fiquei com muito medo de ficar cega, mas estou enxergando muito bem outra vez e não preciso mais dos óculos”, relatou a paciente.