Aprender Brincando atende 41 crianças

A novidade da Educação de Sul Brasil está em funcionamento. A Creche Municipal Aprender Brincando atende 41 crianças entre 4 meses e 3 anos. Para as famílias dos alunos o espaço chega para acolher uma necessidade de praticidade e ao mesmo tempo antecipa a formação educacional das crianças.

No dia 13 de fevereiro iniciaram as atividades na creche. Durante a primeira semana de atendimento, o prefeito Éder Marmitt, esteve acompanhando o funcionamento. Inaugurada no dia 13 de dezembro de 2013, a estrutura tem capacidade para atender até 120 crianças. A execução da obra se deu em parceria do governo federal que executou a construção e há participação municipal que se responsabiliza pela manutenção e funcionamento, bem como a gestão de servidores.

De início, a unidade está atendendo 41 crianças, distribuídas em Berçário, Maternal I e Maternal II. Parte deste número de alunos frequenta a creche em período integral, sendo que o dia letivo inicia às 06h30 e se estende até as 18h30. Outra parte de alunos frequenta o local em período matutino ou vespertino, ou ambos os turnos com a participação dos pais ao meio dia, quando recolhem os filhos para almoçar em casa.

O espaço da creche ainda é utilizado para as turmas do Pré I e Pré II do Núcleo Escolar Paulo Freire, somando mais 42 crianças e totalizando 83 alunos que usam este ambiente educacional. “Tivemos um avanço sócio-educacional com o funcionamento da creche. O empenho dos professores é grande e junto com a colaboração dos pais chegaremos a um resultado cada vez melhor”, salienta a secretária de Educação, Marisa Caprini.

A diretora Rúbia de Mattos está feliz com o início das atividades e frisa que as crianças ainda estão em período de adaptação. “Toda criança tem um comportamento diferente da outra e por isso algumas se adaptam com maior facilidade e outras nem tanto. É natural que haja essa dificuldade, agora, no começo. Com o passar dos dias elas se acostumarão e aproveitarão ainda mais a nossa creche”, frisa a diretora.

Durante sua visita à creche o prefeito Éder Marmitt conversou com a diretora da instituição e com a secretária de Educação do município, quando alguns investimentos foram apontados como necessários e prioritários para o prefeito. “Cascalharemos um espaço atrás da creche para que os veículos do transporte escolar possam contornar. Nossa ideia, também, é adequar os espaços externos da creche com ampliação de cobertura e colocação de cerca. Aos poucos o local ficará ainda melhor para nossas crianças”, anuncia o prefeito.