Sul Brasil tem atuação de dois médicos pela primeira vez

Dr. Félix Arias Martinez é o novo médico que atuará na Unidade Básica de Saúde de Sul Brasil, onde se somará com Dr. Dailton Carlos para o atendimento medicinal. O novo profissional é cubano e chega ao município por meio do Programa Mais Médicos.

“Pela primeira vez nosso município terá a atuação de mais do que um médico na Unidade Básica de Saúde. É uma conquista para os sulbrasileses, pois temos a certeza de que nossa saúde vai melhorar ainda mais”, afirma o prefeito Éder Marmitt.

O cadastramento do município foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde no Ministério da Saúde, em julho de 2013 e, neste mês de abril, a notícia da contemplação de Sul Brasil no programa foi dada, ao mesmo tempo em que o nome do Dr. Félix foi apresentado.

O cubano está no país brasileiro desde março deste ano e nesta semana iniciou sua estadia em Sul Brasil. Nas três primeiras semanas, Dr. Félix, fica a dispor do período de adaptação e na sequência, após ter liberada sua autorização, passará a atender na Unidade Básica de Saúde.

O Programa Mais Médicos tem, entre os objetivos, a disseminação da medicina cubana no Brasil e prevê que o salário do médico será pago com recursos da União e ao Município cabe o manutenção das despesas de custo de vida, como hospedagem, transporte e alimentação.

Para o secretário de Saúde, Cleomar Provenci, com dois médicos o atendimento será mais dinâmico e a saúde vai melhorar. “Destaco que temos não somente dois clínicos gerais, mas o Dr. Dailton que é especialista em fisioterapia e agora, Dr. Félix, especialista em olhos”.

Currículo do novo médico

Dr. Félix tem 21 anos de formação em Medicina, além de clínico geral tem especialização em oftalmologista. Atuou como médico em Cuba e na Colômbia foi diretor de uma clínica oftalmológica.

No Brasil, por meio do Mais Médicos, procura a oportunidade de ampliar seu conhecimento profissional e zelar pelo dever de colaborar com a saúde das pessoas.