Enxurrada causa perda total em 100 hectares de plantação

As lavouras de milhos, soja e pastagem localizados nas margens do Rio Pesqueiro, no interior de Sul Brasil, foram os cultivos mais atingidos pelo excesso de chuva ocorrido na quarta-feira, dia 30 de abril.

Neste dia foi  registrado o volume de 201 milímetros de chuva, ou seja, choveu em 24 horas o equivalente para o mês inteiro. O excesso de chuva em toda região provocou a alta do nível no Rio Pesqueiro que transbordou e causou prejuízos. O levantamento da Secretaria de Agricultura e Defesa Civil do município, aponta que houve perca total na plantação de 30 hectares de milho, 40 hectares de soja e 30 hectares de pastagem de inverno, recém semeado.  E na agricultura o estrago ainda atingiu, na proporção de perca parcial, diversos cultivos devido a erosão.

Outros prejuízos

Sul Brasil ficou ilhado por oito horas no dia da enxurrada, até a ponte que dá acesso ao município, no portal, foi coberta por mais de um metro de água. Acesso de trânsito  interrompido por excesso de água na estrada foi uma cena comum para o dia.

Oito residências foram invadidas pela água que estragou móveis e outros utensílios.

A qualidade das estradas também foi danificada e a equipe do Departamento Municipal de Estradas e Rodagens (DMER) iniciou a operação de combate aos efeitos da enxurrada na própria quarta-feira, e o trabalho seguiu no feriado do Dia do Trabalho e também no sábado, dia 03. Segundo o secretário da pasta, Antonio Kviatkoski, o estrago foi grande e a Administração Municipal está se doando ao máximo para amenizar os efeitos do fenômeno.

Enxurrada histórica

Moradores antigos da comunidade sulbrasilense destacam que em poucas oportunidades, nas últimas décadas, testemunharam uma enxurrada tão forte e devastadora  a ponto de ilhar o município.