Sul Brasil terá racionamento de água na próxima semana

Na manhã desta quarta-feira (28) estiveram reunidos no gabinete do prefeito de Sul Brasil, Maurílio Ostroski os membros do Comitê da Defesa Civil para debater a questão da estiagem que novamente assola o município.

Conforme o prefeito Maurílio atualmente a Prefeitura está levando água potável para consumo humano para 97 famílias no interior do município, o que equivale a aproximadamente 25% das famílias do interior, sendo transportados mais de 600 m³ de água.

Já para o consumo animal, segundo a Secretaria de Agricultura atualmente a prefeitura desloca dois veículos por dia, sendo dois caminhões pipa terceirizados trabalhando para atender a demanda, com mais de 1,9 milhões de m³ de água para aviários, chiqueiros e bovinocultura de corte e leite.

O prefeito Maurilio Ostroski coloca ainda que a Estação de Tratamento de Água do município não está vencendo tratar a demanda de consumo e por isso haverá racionamento de água na próxima semana. “Pedimos que a população economize água, evitando gastos desnecessários, pois existe a previsão que o Rio Burro Branco não tenha volume suficiente para tratamento de água nas próximas semanas. Também estaremos enviando uma solicitação de ajuda às cooperativas parceiras dos empresários rurais de Sul Brasil para que colaborem neste momento difícil que estamos enfrentando”, enfatiza.

O Conselho da Agricultura também estará se reunindo na próxima segunda-feira (03), ás 14h, para debater esta questão da estiagem.