Conselho Municipal da Saúde esteve reunido

Na tarde da última terça-feira (15), esteve reunido o Conselho Municipal de Saúde de Sul Brasil para debater assuntos relacionados a Secretaria de Saúde. Foram respeitadas as orientações de distanciamento social, fornecido álcool gel e máscara para todos os participantes.
Na ocasião, a assessora de saúde Márcia Jacoby, realizou a prestação de contas do Relatório Anual de Gestão 2020, e 1º Quadrimestre de 2021 da Secretaria de Saúde, destacou o número de atendimentos realizados na Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, transparência dos recursos investidos em saúde sendo aprovado por unanimidade pelos Conselheiros.

A secretária de Saúde Ágata Valmorbida apresentou o funcionamento da Unidade de Saúde, as contratações, convênios, credenciamentos, os desafios enfrentados devido ao cenário do COVID, e as ações necessárias para reduzir os casos em Sul Brasil. Destacou sobre a disponibilização de equipamentos para empréstimo, como guincho hidráulico de transferência de paciente, muletas, cadeiras de rodas, de banho, camas para pacientes enfermos, solicitação de recursos ao estado e implantação de projetos futuros.

Durante o encontro foram discutidas as ações de enfrentamento a Covid-19, situação atual dos casos confirmados e suspeitos.

A enfermeira Franciéli Rosalem explanou sobre a situação vacinal da população: “Em relação a vacinação contra Covid-19, já foram aplicadas 1.332 doses, sendo que 924 pessoas receberam a primeira dose e 408 pessoas a 2ª dose da vacina. Já a vacinação contra Influenza, gripe, foram aplicadas 633 doses. O público alvo das duas campanhas de vacina seguem o cronograma do Ministério da Saúde”.

Na oportunidade, a presidente do Conselho, Enfermeira Aline, atualmente Mestranda da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), apresentou aos Conselheiros o produto do seu Trabalho de Conclusão de Curso, um Manual Técnico sobre a Prevenção Quaternária, que será destinado a profissionais de nível superior das equipes de Atenção Primária à Saúde.

Enfermeira Aline destaca que “o objetivo principal da Prevenção Quaternária é proteger os pacientes de condutas inadequadas, visando oferecer tratamento apropriado. Hoje os maiores excessos de condutas são em relação a medicamentos, exames e procedimentos. É fundamental um olhar coletivo dos profissionais para a Prevenção Quaternária, ela deve estar presente no cotidiano de prática de cada um”.

No município de Sul Brasil, o projeto teve início em setembro de 2020 e participaram nove profissionais de saúde. Enfermeira Aline agradeceu as Gestões que permitiram a execução desse Projeto, que tem previsão de continuidade, com a implementação do Manual Técnico.

Durante a execução do Projeto, foram elencadas diversas ações pelos profissionais de saúde, entre elas, a ampliação da oferta das Práticas Integrativas e Complementares (PICS). Enfermeira Aline destaca que as PICS estão presentes em quase 54% dos municípios brasileiros. Hoje são 29 PICS aprovadas pelo SUS, e ofertadas de maneira gratuita.

Em Sul Brasil, três delas, já estão implantadas, a auriculoterapia, dança circular e terapia floral. Os profissionais de saúde já estão envolvidos na construção de um projeto para a implantação das Plantas Medicinais. Nos próximos meses, há previsão de algumas capacitações em PICS, que estão sendo realizadas através do Observatório Catarinense de PICS, pelo programa de extensão da UDESC.

Em virtude da Pandemia, no momento, as reuniões do Conselho não têm cronograma fixo, sendo realizadas de acordo com a necessidade.