JUNHO LARANJA: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E A LEUCEMIA

O mês de junho chegou e, com ele, a campanha de conscientização sobre duas doenças que afetam milhares de pessoas anualmente no Brasil.

A anemia pode ser causada por diversos fatores, entre eles a falta de nutrientes como ferro, vitamina b12, ácido fólico, hemorragias agudas ou mesmo pela falha da produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea.

Alguns dos sintomas da doença são: fraqueza, dificuldade de concentração, queda de cabelo, falta de ar e sonolência.

Já a leucemia está entre os principais tipos de câncer de sangue no Brasil e estima-se que por ano, 11 mil brasileiros são diagnosticados com a patologia. No quadro de leucemia, os glóbulos brancos deixam de defender o corpo e são produzidos descontroladamente, acumulando-se na medula óssea e substituindo células saudáveis.

Os principais sintomas são: anemia, infecções frequentes, sangramento das gengivas e pelo nariz, perda de peso sem motivo aparente, dores nos ossos e nas articulações, entre outros.

Por isso consulte seu médico regularmente e faça check-up regulares. Identificar com antecedência auxilia no tratamento e prevenção dos casos a não se agravarem.