Sul Brasil é destaque e recebe selo de “Atenção Primária de Qualidade”

O Ministério da Saúde reconheceu as iniciativas adotadas por 225 municípios brasileiros no enfrentamento à pandemia de Covid-19 e o município de Sul Brasil está entre os 18 municípios do estado de Santa Catarina que receberam o selo de “Atenção Primária de Qualidade”.

Conforme a secretária de Saúde Ágata Paula Valmorbida Kläsener esta homenagem condecora com o selo “Atenção Primária de Qualidade” municípios que estão trabalhando pelo fortalecimento da Atenção Primária (APS), além de valorizar o esforço dos profissionais de saúde em todo o país que, mesmo em face de uma emergência sanitária de caráter mundial, prioriza o papel da APS como porta de entrada no sistema de saúde.

Este selo foi lançado como forma de fortalecer, estimular e promover a Atenção Primária à Saúde e visa reconhecer e certificar os municípios que apresentaram nota acima de sete nos indicadores de saúde no 3° quadrimestre de 2020 no Programa Federal Previne Brasil.

Dentre os critérios estão:
? Consultas de pré-natal;
? Atendimento odontológico na gestação;
? Realização de exames para sífilis e HIV em gestantes;
? Cobertura de exame citopatológico;
? Vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente;
? Acompanhamento de pessoas hipertensas;
? Solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

A secretária destaca que este selo de qualidade reflete o resultado do empenho de toda a equipe da saúde, que realizaram ações de Atenção Primária em paralelo ao combate à pandemia da Covid-19, dividiram-se em várias frentes de trabalho para que a população não ficasse desassistida, primando sempre pelo melhor serviço prestado à população. A equipe segue acompanhando os indicadores, e realizando o planejamento das ações, sempre contando com o trabalho dos Agentes Comunitários na realização e conferência dos cadastros, que são extremamente importantes para que o registro dos serviços de todos os profissionais seja contabilizado.

Parabéns Sul Brasil!