Remédios e exames são distribuídos somente com receita médica

A Secretaria Municipal de Saúde de Sul Brasil tem atuação de dois médicos: Dr. Félix Martinez e Dr. Dailton Carlos. Com o número de atendimento medicinal ampliado, a secretaria busca agora atender a norma do Ministério da Saúde que prevê que a distribuição de qualquer medicamento ou exame só poderá ser feito com solicitação médica.

O farmacêutico Jackson Michels explica que esse procedimento deve ser cumprido e esclarece o por quê. “Nós, profissionais da saúde, queremos colaborar com a saúde do paciente e o uso incorreto de medicamentos prejudica e muito, o organismo humano. Em ação conjunta, com os médicos e agentes de saúde,  estamos cadastrando no prontuário de cada paciente todo seu histórico de remédios e exames. Isso contribui com o diagnóstico mais preciso e gera, por consequência, mais qualidade no atendimento à saúde, além da farmácia do Município ter um controle mais regulado da entrada e saída de remédios”, explica Jackson.

Para a melhor compreensão, Dr. Dailton cita um exemplo da história de um paciente. “Uma pessoa procura a farmácia da Unidade Básica de Saúde e solicita mais uma caixa de remédio daquele que há sete anos está tomando. O farmacêutico orienta essa pessoa para antes consultar e solicitar a receita médica. Na consulta médica observo que aquela medicação não pode ser repetida por mais de três anos por oferecer maior probabilidade de câncer. Neste caso, a medicação deveria ser trocada anteriormente”, exemplifica Dr. Dailton.

Segundo o secretário de saúde, Cleomar Provenci, para evitar casos como o usado de exemplo, a Secretaria de Saúde vai cumprir rigorosamente a exigência do Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária.”Com dois médicos demos um salto na qualidade ao atendimento à saúde, mas precisamos da colaboração dos paciente que usam medicamento contínuos para que façam sua consulta e preencham o prontuário contendo as informações dos remédios que usa, da mesma forma com os exames, é solicitado a consulta para que o médico solicite o exame correto”, finaliza.

O ATENDIMENTO MÉDICO

No primeiro mês de atuação de dois médicos foram realizadas 800 consultas, média de 36 por dia. O cronograma médico é o seguinte:

SEGUNDA-FEIRA: Dia todo, dois médicos;

TERÇA-FEIRA: De manhã, dois médicos; De tarde não há atendimento médico, somente visitas domiciliares;

QUARTA-FEIRA: Dia todo, somente Dr. Dailton;

QUINTA-FEIRA: Dia todo, dois médicos;

SEXTA-FEIRA: De manhã, dois médicos; De tarde não há atendimento em duas sextas-feiras por mês.