Secretaria Municipal de Sul Brasil – SC apoia a campanha de incentivo ao aleitamento materno que ocorre no mês de Agosto

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação e a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
 
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
 
A Enfermeira Franciéli Hollas Rosalem explica que em Sul Brasil, o incentivo ao aleitamento começa durante o pré-natal. O Projeto “Um vínculo para toda vida”, oferta cuidado humanizado para mãe e bebê desde o início da gestação, estimulando as mulheres grávidas a amamentar.
 
Para o bebê, a amamentação é considerada a primeira vacina, pois fornece ao organismo anticorpos, fortalecendo o seu sistema imunológico. Também diminui cólicas, cáries e o risco de desnutrição, proporcionando ganho de peso saudável, com menor risco de obesidade; protege a criança de doenças como diarreia, alergias; infecções respiratórias (como pneumonia e asma). E ainda contribui para o desenvolvimento intelectual, sendo um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.
 
A mulher que amamenta tem menor risco de desenvolver câncer de mama e ovário e hemorragias no pós-parto. A amamentação contribui ainda para a perda de peso mais rápido. E cria um forte vínculo afetivo entre mãe e filho.
 
O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida, mesmo nas mães que tiveram casos confirmados de Covid-19.
 
No entanto, a dificuldade em amamentar é comum. Podem surgir dúvidas e inseguranças nesse período, por isso é importante que a mãe procure auxílio de um profissional da saúde. O apoio do parceiro pode fazer a diferença, assim como o da família e amigos.
 
Por fim, vale lembrar que a amamentação é um direito garantido por lei, sendo que todas as mães têm o direito de amamentar seus filhos. O aleitamento materno é também um direito da criança. Segundo o artigo 9º do Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever do governo, das instituições e dos empregadores garantir condições propícias ao aleitamento materno.
 
Sul Brasil, junto pela amamentação. É proteção para a vida inteira!
 
Foto autorizada pela mãe, Adriane Hammerschmidt que está amamentando a recém-nascida Lara.