Governo de Sul Brasil amplia atenção aos portadores de necessidades especiais

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto. Trata-se de uma campanha anual, desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes, desde 1963. A campanha é um instrumento de defesa e garantia de direitos e mobilização social.
 
Neste ano de 2021, o tema norteador da campanha é: “É tempo de transformar conhecimento em ação”. Esse tema aponta para o fato de que hoje o Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo no que se refere à garantia de direitos das pessoas com deficiências, no entanto, na prática, a maior parte do que se assegura na lei não é acessível a todos.
 
O município de Sul Brasil buscando sempre o princípio da inclusão presta todo o apoio a Apae de Modelo que atende 24 alunos sulbrasilenses, mas atualmente devido a pandemia de Covid-19 apenas 17 alunos estão frequentando a entidade normalmente.
 
Além disso, a Secretaria de Educação presta atendimento educacional para quatro alunos que frequentam o Núcleo Escolar São João Bosco, sendo que para atender essas crianças foram contratadas quatro segundas professoras, com o objetivo de combater o preconceito e promover a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla com os demais alunos do educandário.
 
Também cabe destacar o serviço prestado pela Secretaria de Saúde, destacando a história de Ledi Provenci, filha de Nair e Tercilio Provenci, residente na Linha Nova Aparecida. Ledi é portadora de Deficiência Múltipla, Deficiência Intelectual e Física. A sulbrasilense passou 112 dias na UTI Covid e mais 19 dias no quarto antes e depois da passagem pela UTI, totalizando 131 dias de hospitalização.
 
Acompanhe o vídeo com o depoimento do secretário de Educação Adilton Pietro Biasi explicando como é o atendimento prestado aos alunos especiais e também o depoimento da dona Nair Provenci falando sobre os cuidados prestados a Ledi.