Reunião Ampliada do Conselho Municipal de Saúde foi realizada

Na tarde da última sexta-feira (27) foi realizada em Sul Brasil a Reunião Ampliada do Conselho Municipal de Saúde, com a participação dos profissionais e trabalhadores da Saúde, Lideranças do Governo Municipal, Legislativo e entidades do município.

A abertura do evento contou com a participação do prefeito Maurilio Ostroski, da presidente da Câmara de Vereadores Janice Possenti, da presidente do Conselho Municipal de Saúde Aline Lemes de Souza e da secretária de Saúde Ágata Paula Valmorbida.

O encontro foi realizado para construir as diretrizes da Política de Saúde do Município de Sul Brasil, definir ações e metas a serem realizadas nos próximos quatro anos (2022/2025) que teve como objetivos:

I- Reafirmar os princípios e diretrizes do SUS para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade;

II- Mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade acerca da saúde como direito e em defesa do SUS;

III- Fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade;

IV- Avaliar a situação de saúde, elaborar propostas a partir das necessidades, e participar da construção das diretrizes do Plano Plurianual (PPA) e dos Planos Municipais de Saúde.
Os trabalhos foram coordenados pela assessora de Saúde Pública Márcia Jacoby e equipe de saúde.

A secretária de Saúde Ágata Valmorbida destaca que “foi um momento decisivo para o exercício da democracia participativa e da elaboração compartilhada das políticas de saúde locais, que incidem diretamente na vida das pessoas, buscando atender as necessidades com seriedade, compromisso e transparência”.

Ágata também agradeceu a equipe de Saúde pelo empenho na elaboração do planejamento, as sugestões e participação de todos os presentes, bem como aos jovens Jaine e Tiago pela linda apresentação na abertura.