Projeto Idoso Cidadão oferece capacitação para idosos visitadores

Em Sul Brasil está em andamento o Projeto Idoso Cidadão e para isso foi realizada uma capacitação. Esta capacitação teve início ontem, quarta-feira (08) e contou com a presença de idosos que fazem parte da ação do “Idoso Visitador”, bem como de profissionais da área da Assistência Social e da saúde, os quais atuam diretamente no atendimento a pessoa idosa no município.

De acordo com a coordenadora de Projetos Sociais Simone Ferrari capacitações como estas buscam qualificar os profissionais em relação aos serviços prestados no Município, de acordo com as diretrizes da política do idoso, sendo que o treinamento foi ministrado pela assistente social Roselaine Klaus Camatti.

Conforme a secretária de Assistência Social, Indiamara Neckel, a ação “Idoso Visitador” iniciou em 2019 através do Projeto Idoso Cidadão e teve agora uma nova etapa de capacitação. Esta ação tem por objetivo estimular a convivência dos idosos em isolamento social, através de visitas domiciliares realizadas por idosos visitadores, os quais são previamente capacitados para desenvolver o trabalho no projeto. “Ele é voltado ao atendimento de idosos do município que vivem em isolamento social, os quais são identificados junto a equipe, no sentido de realizar visitas mensais, com o objetivo de socializar informações, interagir com o idoso e propiciar a convivência com pessoas do mesmo ciclo etário”, coloca.

O projeto “Idoso Visitador” é realizado de forma complementar ao serviço de proteção social básica no domicílio. Esta ação recebe o acompanhamento da equipe técnica do Cras.