Saúde lança projeto voltado para o cuidado da saúde das mulheres

A Secretaria de Saúde de Sul Brasil lança neste mês de outubro o projeto Previna Mulher Sul Brasil, que tem a finalidade de desenvolver ações de promoção e prevenção da saúde da mulher, garantindo o atendimento humanizado e a assistência qualificada.
 
De acordo com a coordenadora, enfermeira Franciéli Hollas Rosalem, através deste projeto busca-se estimular o autocuidado das mulheres para prevenção e rastreamento/detecção precoce dos cânceres do colo do útero e da mama.
 
O exame preventivo do câncer do colo de útero deve ser realizado por todas as mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual. Já a mamografia deve ser realizada para mulheres com idade entre 50 e 69 anos.
 
Além disso, Franciéli coloca que a Secretaria busca ampliar a cobertura de realização destes exames através da busca ativa das mulheres que não estão com os exames em dia, ou seja, conforme periodicidade recomendada.
 
No Brasil, o câncer de mama é o tipo de câncer mais incidente no sexo feminino, após o câncer de pele não melanoma, sendo a primeira causa de morte por câncer de mulheres. Em relação ao câncer do colo de útero, este é o terceiro tipo de tumor mais frequente na população feminina, sendo a quarta causa de morte de mulheres (INCA, 2019).
 
Mulher sulbrasilense: Ame-se, Cuide-se, Previna-se!
 
Ligue na Unidade de Saúde através dos telefones (49) 3367-0026 e 99968-0363 e agende seu horário.