Etapa do curso “Juventudes Rurais aconteceu em Sul Brasil

Nesta quinta-feira (30) aconteceu em Sul Brasil a etapa do curso “Juventudes Rurais”, de bovinocultura de leite para jovens rurais. Este curso conta com o apoio da Administração de Sul Brasil, Secretaria de Agricultura e Epagri do município.

O curso está sendo realizado em parceria com os municípios de Sul Brasil, Serra Alta e Modelo. Conta também com o apoio da Cooperativa Regional Itaipu, Sinfraf, Governo do Estado, Banco do Brasil, Sicoob, Cresol e Sicredi.

A etapa realizada em Sul Brasil tratou sobre Espécies de Pastagens Perenes de Verão Recomendadas; Melhoramento de Pastagens – Sobressemeadura; Importância do Sistema de Piqueteamento Planejado.

No primeiro momento da manhã, teve uma atividade integrativa coordenada pela Extensionista Social da Epagri do município de São Carlos, Lilian Mortari. Atividade de extrema importância, pois cada jovem pode se apresentar, refletir e pensar sobre aonde estamos e onde podemos chegar.

Após a atividade de integração, foi realizado palestra técnica com o Extensionista Rural da Epagri de Palmitos, Eng. Agrº. Ruan Benvenutti, onde foi apresentado as diferentes espécies de pastagens perenes de verão recomendadas, suas características e quais os manejos adequados para cada tipo de pastagens, falado sobre a importância da prática de sobressemeadura e do sistema de piqueteamento planejado.

A tarde, dando sequência ao conteúdo apresentado na parte da manhã, foi realizado a visita a Unidade de Referência Técnica da família Zart, Município de Saudades, com o Tema: “Produção de Mudas de Pastagens e Prática de Sobressemeadura”, onde contamos com a participação da Extensionista Rural, Eng. Agrª. Marlene Boniatti do município de Águas de Chapeco falando sobre a produção de mudas de pastagens e o Extensionista Ruan falando sobre o sistema de piqueteamento e manejos.

De acordo com o Extensionista Rural de Sul Brasil, Gabriel Deobald o curso foi muito proveitoso. “Estamos contentes com a participação dos nossos jovens no curso e a cada etapa percebemos que a bagagem de conhecimento aumenta. Também agradecer a família Zart e ao colega Altair Gralow de Saudades pela organização, receptividade e acolhimento na propriedade”, comenta.

Agora a próxima etapa do curso será realizada em Serra Alta no final do mês de outubro.