04 de Outubro – Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate às Endemias

Neste dia 04 de outubro comemoramos o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Combate às Endemias (ACE). A secretária de Saúde de Sul Brasil, Ágata Paula Valmorbida Klasener, aponta que esses trabalhadores são fundamentais na Atenção Primária à Saúde. O Agente Comunitário de Saúde tem como uma das suas atribuições o exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, através de ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas.
 
A coordenadora da Atenção Básica e enfermeira da Unidade de Saúde, Aline Lemes de Souza, destaca que ?o trabalho desenvolvido por esses trabalhadores fortalece o vínculo entre os serviços de saúde e a comunidade. Os Agentes Comunitários de Saúde são responsáveis por realizar todos os cadastros e atualizações cadastrais das famílias do seu território, além de realizar as visitas domiciliares levando informações sobre cuidados com a saúde e prevenção de doenças.
 
No momento estão atuando no município de Sul Brasil sete Agentes Comunitárias de Saúde, sendo: Claudete Katafesta Milkevicz (Microárea 01); Mari Sandra Mariano (Microárea 02); Raquel Karina Ferrari Roos (Microárea 03); Eliane Cima Roos (Microárea 05); Lenita Terezinha Pigato Bolsoni (Microárea 06); Katia Vanessa Mieres (Microárea 07); e, Roseli Limberger Citadella (Microárea 08). A Microárea 04, que compreende a Linha Barra Escondida, Jesuíta Alta e Baixa terá um novo agente nos próximos dias, completando a equipe de oito Agentes Comunitários de Saúde.
 
O Agente de Combate às Endemias (ACE) é o profissional que trabalha vinculado a uma equipe de vigilância em saúde, atuando também em conjunto com a equipe de saúde da família sempre que possível. Para a secretária de Saúde Ágata e a enfermeira Aline o trabalho desenvolvido pelo Agente de Combate às Endemias é fundamental para a prevenção e controle de diversas doenças (dengue, malária, leptospirose, leishmaniose, esquistossomose, chagas, raiva humana, entre outras, relacionadas com fatores ambientais de risco biológicos e não biológicos).
 
No município atua como Agente de Combate às Endemias a profissional Fabiana Moterle Silveira de Ávila, desenvolvendo entre as suas principais funções, ações de educação em saúde junto à comunidade, levando informações à população sobre os riscos das doenças, realizando periodicamente visita aos imóveis e outras localidades no intuito de prevenir e auxiliar no combate às doenças endêmicas.
 
A Secretaria de Saúde de Sul Brasil parabeniza e agradece o importante trabalho realizado pelas Agentes Comunitárias de Saúde e Agente de Combate às Endemias no município.