Vigilância epidemiológica esclarece sobre variante Delta

A Secretaria de Saúde recebeu a notícia de identificação do primeiro caso da variante Delta da Covid-19 em Sul Brasil na manhã de ontem (20). A informação foi repassada pela Secretaria Estadual de Saúde.
 
A enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica Franciéli Hollas Rosalem, esclarece a população que a identificação da variante Delta se refere ao mês de setembro, pois na época, após o município ficar 33 dias sem casos ativos teve um surto de Covid.
 
Devido ao surto, foram realizados exames e algumas destas amostras passaram por sequenciamento para identificar se era a variante Delta ou não. Como o resultado leva tempo para ficar pronto, o resultado foi recebido e divulgado só agora pela Secretaria.
 
Franciéli destaca que, “para tranquilizar a população, esclarecemos que a variante Delta identificada é referente a casos positivados no mês de setembro, não neste momento, mas mesmo assim, pedimos para toda população continuar com os cuidados e para quem ainda não fez, que façam a vacina, pois muitas pessoas que tiveram Covid em setembro não estavam vacinados.”