Saúde realiza atividade em alusão ao Outubro Rosa

Na última terça-feira (19) a Secretaria de Saúde de Sul Brasil realizou um encontro com mulheres em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado a Prevenção e Conscientização do Câncer de Mama.

O evento contou com a presença do prefeito Maurílio Ostroski, da primeira-dama Solange Ostroski e da segunda-dama Fabiane Götz e com uma linda apresentação de abertura realizada pelo Coral Municipal.

Segundo a secretária de Saúde, Ágata Paula Valmorbida, o encontro também teve a presença especial das seis mulheres sulbrasililenses que aceitaram compartilhar suas histórias e experiências de vida através do documentário: Câncer, como eu sou depois de você! “Este documentário foi assistido por muitas pessoas da região e com certeza emocionou e representou a coragem de todas as mulheres que já passaram ou estão passando por este momento. O eterno agradecimento as estas mulheres guerreiras do nosso município. Muito Obrigada”, agradece Ágata.

A Rede Feminina de Pinhalzinho também esteve participando do evento, apresentando os serviços oferecidos à população de sua abrangência, a qual compreende o município de Sul Brasil. A Presidente Fátima Strazzabosco compartilhou um pouco de sua experiência como voluntária.

A Rede Feminina oferece forma gratuita a todas as mulheres a coleta de exame preventivo. Já para mulheres em tratamento do Câncer e mastectomizadas oferece:

• Empréstimo de perucas, doação de sutiã com enchimento;

• Doação de prótese de silicone;

• Doação de lenços e toucas de tecido;

• Doação de almofada em formato de coração para pós cirurgia;

• Braçadeira elástica de compressão de linfodema;

• Atendimento de nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga, assistente social e terapias.

Todos estes itens são adquiridos pela Rede através de recursos oriundos da realização de eventos, doações e brechós.

A secretária Ágata destaca que foi uma tarde de conversas, de informações, de empatia e reflexão. Foi enfatizado a importância do auto cuidado, dos serviços oferecidos pela Unidade de Saúde e o significado que os serviços e doações que a Rede Feminina realiza representam na vida das mulheres em tratamento do câncer. “Neste dia nos emocionamos com a história de seis mulheres, amanhã poderemos ser uma delas, não sabemos, mas em nome de todas as mulheres beneficiadas pela Rede Feminina, pedimos a quem puder realizar doação de roupas ou calçados para o Brechó da Rede em Pinhalzinho, e ainda quem tiver a possibilidade de doar cabelo para a confecção de perucas, com certeza estará ampliando o acesso a muitas mulheres. A Nossa Luta é pela Vida!”, finaliza a secretária.