Saúde disponibiliza de próteses dentárias para munícipes que necessitam

A Secretaria de Saúde de Sul Brasil oferece aos munícipes que necessitam as próteses dentárias. As próteses dentárias são aparelhos utilizados para a substituição de dentes ausentes, que podem ser fixas ou removíveis. Na Unidade Básica de Saúde são ofertadas aos munícipes próteses totais superiores e inferiores (dentaduras), e próteses parciais removíveis superiores e inferiores (popularmente chamadas de ponte).  

Desde o início de oferta de próteses no município, este é o primeiro ano que as “pontes” são fornecidas com estrutura metálica, disponibilizando ao paciente um material duradouro e de melhor adaptação oral.   Devido a pandemia de Covid-19, seguindo os decretos estaduais, além dos procedimentos em geral, essa especialidade ficou afetada, com cancelamento dos atendimentos, portanto pacientes inscritos em 2019 e 2020 ainda aguardavam na fila de espera.  

A dentista da Unidade, Viviana Orben, relata que através de licitação, na qual foi solicitado que os materiais utilizados, pelo laboratório ganhador, fossem de ótima qualidade, hoje temos parceria com o laboratório Elizinei Cazuni Vanzella de Campo Erê, o qual tem apresentado um excelente trabalho.  

Ela coloca que a confecção de próteses teve seu reinício no mês de julho desde ano e até o momento foram realizadas em torno de 90 próteses, conseguindo atender os pacientes que estavam na fila de espera. “A partir de janeiro de 2022 daremos início a lista de pacientes inscritos neste ano de 2021 e será um desafio, pois a procura por este trabalho está relativamente grande em nosso município, temos aproximadamente 100 pessoas que se inscreveram apenas este ano”, explica Viviane.