DEZEMBRO VERMELHO : Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis

A AIDS é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças.
 
Transmissão: Os pacientes soropositivos, que têm ou não AIDS, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.
 
Tratamento: Todas as pessoas diagnosticadas com HIV têm direito a iniciar o tratamento com os medicamentos antirretrovirais, imediatamente, e, assim, poupar o seu sistema imunológico. Esses medicamentos (coquetel) impedem que o vírus se replique e evitam, assim, que a imunidade caia e que a AIDS apareça.
 
Prevenção: O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.
 
A Enfermeira Franciéli Hollas Rosalem informa que durante todo o ano, na Unidade Básica de Saúde, são realizados os testes rápidos para o HIV, Sífilis, Hepatite B e C.
 
A infecção pelo HIV pode ser detectada em, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco. Isso porque o exame (o laboratorial ou o teste rápido) busca por anticorpos contra o HIV no material coletado. Esse período é chamado de janela imunológica.
 
Hoje em dia é possível ter qualidade de vida vivendo com o HIV. Para isso, a rede pública oferece tratamento, diagnóstico e medicamentos para controle da doença.
 
Muitas vezes as pessoas por medo e preconceito não procuram as unidades de saúde para fazer o teste de detecção da doença.
 
Dezembro Vermelho: Diga não ao preconceito. Previna-se! HIV tem tratamento e a Aids pode ser evitada.
 
Procure a Unidade de Saúde e faça seu exame.