V Conferência Estadual de Saúde Mental foi realizada em Sul Brasil

O município de Sul Brasil, através da Secretaria e Conselho Municipal de Saúde, realizaram na última sexta-feira (17) a Etapa Municipal da V Conferência Estadual de Saúde Mental no Centro de Idosos do Município.  

 

A solenidade de abertura foi realizada com a participação do prefeito Maurílio Ostroski, vice-prefeito Moacir Götz, secretária de Saúde Ágata Paula Valmorbida, presidente do Conselho Municipal de Saúde Viviana Orben e vereadores.  

 

No evento foram discutidas propostas para a Conferência Macrorregional, com o objetivo de qualificar os serviços e a Política de Saúde Mental.  

 

Conforme o cronograma foi apresentado uma palestra virtual sobre os quatro eixos que foram discutidos posteriormente nos grupos de trabalho relacionados ao Tema: “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.  

 

Ao final foi realizada a eleição para escolha dos delegados para representar o município de Sul Brasil na Etapa Macrorregional, sedo eleitos:  

 

Representantes da Comunidade:  

Titulares: José Rezende e Oliden Luiz Vani

Suplente: Silvério Weber e Auri A. Hunhoff

 

Representantes do Governo:  

Titular: Ágata Paula Valmorbida Kläsener  

Suplente: Moacir Götz  

 

Representantes dos trabalhadores de saúde:  

Titular: Daiane Kluge  

Suplente: Franciéli Hollas Rosalem  

 

A Conferência foi realizada com o propósito de ouvir as necessidades dos usuários através da participação social com o objetivo de construir diretrizes para a Formulação da Política Nacional de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de Saúde Mental para todo o território Nacional.  

 

A secretária de Saúde Ágata agradeceu a participação das lideranças, população em geral, ao Conselho Municipal de Saúde e principalmente aos profissionais de Saúde pelo empenho e organização.