Secretaria de Agricultura entrega resfriadores de leite

Três equipamentos para resfriamento de leite foram distribuídos, no sistema de comodato, para agricultores de Sul Brasil. O município foi contemplado com os resfriadores de expansão (granel), sendo de capacidade individual de 500 litros e o destino foi a propriedade rural.

De forma legal e transparente, a Secretaria de Agricultura divulgou e fez as inscrições para os produtores de leite interessados. Os pré-requisitos para o enquadramento foram: estar em dia com as finanças públicas; produção de até 7.500 litros mensais; apresentação das recentes 12 notas fiscais de leite e não ter resfriador a granel.

No total, 22 produtores se inscreveram para a possível contemplação. Um sorteio foi realizado e os produtores Pedro Miguel Glier de Linha Alto Recreio, Clarice Cremonini de Linha Nova Aparecida e Francisco Rodrigues da Silva de Linha Lemes foram os felizardos. Cada família receberá um resfriador em sistema de comodato, ou seja, o equipamento é emprestado, sem custos, mas o produtor terá que zelar pelo equipamento.

O produtor Pedro Miguel Glier ficou contente com o repasse. “A gente tem cerca de 12 vacas e ainda estávamos com o resfriador a tarro e sempre poupando aqui e ali, optamos em aguardar pra comprar o resfriador a granel. Mas tivemos a felicidade desse novo resfriador vai dar mais qualidade pro leite e deixa a sala de ordenha mais bonita. Só nos resta agradecer à prefeitura por esse trabalho e agora vamos fazer nossa parte e produzir”, comenta o agricultor.

Para o secretário de Agricultura, Edimar Bicigo, a ação foi desenvolvida da melhor maneira possível. “O Município tinha os resfriadores de expansão e precisávamos dar um destino à eles. Os produtores contemplados farão uso dos equipamentos e nossa expectativa é de que novas ações com esta se repitam em prol da agricultura que representa uma fatia de 90 % da arrecadação municipal de Sul Brasil”, finaliza o secretário.