Prefeitura investe no trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde

O trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde – ACS é engrenagem fundamental nos resultados do atendimento à saúde de todos os cidadãos. São oito profissionais atuando nesta área em Sul Brasil e além da atenção diferenciada às famílias com comorbidades e gestantes a meta é de visitar todas as residências mensalmente, atingindo 100% das famílias.

Agora, o trabalho deve melhorar ainda mais com auxílio da tecnologia, na aquisição de tabletes, uniformes para identificação dos ACS e novas mochilas necessárias para desenvolver as atividades dos profissionais.

O investimento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e a entrega dos equipamentos ocorreu na tarde da última sexta-feira, 09 com a presença do prefeito Maurilio Ostroski, como comenta a secretária da pasta, Ágata Paula Valmorbida. “Nossa equipe de ACS tem um papel fundamental na nova forma de Financiamento do SUS, e para realizar seu trabalho com eficiência foram identificadas algumas necessidades, dentre elas a ineficiência e dificuldade de registro das informações, pois eram tablets mais antigos que não acompanharam o avanço tecnológico e praticamente não funcionavam”, comenta.

A secretária destaca a ação da prefeitura. “Agora a Prefeitura adquiriu novos eletrônicos de boas configurações, por meio do Consórcio CimCatarina, com objetivo de agilizar o trabalho do ACS e de atualizar todos os cadastros das famílias, entregamos novas camisetas para melhorar a identificação destes profissionais e também novas mochilas para facilitar o seu trabalho. Estamos buscando melhores condições de trabalho do ACS, e também o aperfeiçoamento técnico, pois, estarão realizando uma capacitação do Programa Saúde com Agente, para prestar novos serviços domiciliares a todas as nossas famílias de Sul Brasil” finaliza Ágata.