Agentes de Saúde realizam planejamento

Nesta semana as Agentes Comunitárias de Saúde de Sul Brasil estiveram reunidas na Unidade de Saúde para reunião de planejamento juntamente com a coordenadora da Atenção Básica e enfermeira Aline Lemes de Souza. Nesse encontro foram discutidos e definidos os critérios das visitas domiciliares e atualização dos cadastros de toda população.

Neste sábado (24) as Agentes Comunitárias de Saúde estarão realizando visitas domiciliares na Microárea 04. Essa microárea compreende a Linha Barra Escondida, Linha Jesuíta Alta e Linha Jesuíta Baixa.

No próximo sábado (31) as visitas se estenderão a Microárea 02, que compreende parte da Sede do município.

De acordo com a secretária de Saúde Ágata Paula Valmorbida o objetivo de realizar essas visitas é por que essas microáreas estão sem Agente de Saúde temporariamente, até regularização através de concurso público, que será realizado neste mês de agosto.

Além das visitas domiciliares, as Agentes de Saúde estarão atualizando todos os cadastros familiares dessas microáreas. “Solicitamos a toda população que colabore com as informações solicitadas pelas Agentes de Saúde, já que a partir desse ano estamos com um novo modelo de financiamento, chamado Previne Brasil, que altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, sendo necessário informar ao Ministério da Saúde a população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP)”, coloca a enfermeira Aline.

Na Unidade de Saúde há alguns anos o registro dos atendimentos já acontece através do sistema do ESUS, uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. No entanto, foi a partir desse ano, que os repasses financeiros passaram a acontecer de acordo com os registros efetuados pelos profissionais nesse sistema.

A enfermeira Aline enfatiza que é de extrema importância, que as informações de cadastros dos munícipes estejam atualizadas e que as equipes registrem e enviem diariamente seus dados e informações de produção, com isso, além de possibilitar o planejamento do processo de trabalho para melhorar o desempenho da equipe como um todo, também possibilita que esses profissionais qualifiquem ainda mais os cuidados prestados, garantindo uma melhor qualidade de vida à toda população. “Esse é um trabalho que vem sendo realizado diariamente por toda equipe de saúde, incluindo as Agentes Comunitárias de Saúde, que tem um papel fundamental na orientação e acompanhamento familiar, além de manter atualizados os cadastros e informações de toda população do nosso município”, finaliza.