Saúde realiza Campanha de Conscientização da Dengue

A Secretaria de Saúde de Sul Brasil está realizando uma Campanha de Conscientização da Dengue. A Agente de Endemias da Unidade de Saúde, Fabiana Moterle Silveira de Avila, explica que a atividade tem como tema: Sábado sem Mosquito. Esta campanha já teve início nesta quinta-feira (18), segue nesta sexta-feira (19) e se encerra no sábado (20) quando acontece o Sábado D de prevenção ao Aedes aegypti pela parte da manhã.
 
Durante a campanha serão entregues panfletos até o sábado, sendo que a ideia é organizar um dia da semana, no caso o sábado, para realizar a limpeza nas residências, tanto na parte externa, nos quintais como na área interna dos imóveis.
 
Fabiana destaca a importância da separação e do descarte correto do lixo, também pede a compreensão dos munícipes para manter a cidade limpa e organizada, dificultando assim a ação do mosquito aedes aegypti, pois estão sendo coletadas várias larvas neste ano.
 
Ela explica que até o momento foram positivadas 508 larvas para aedes aegypti em 2021 sendo que o resultado do último LIA (levantamento de índice) dos meses Março/Abril apresentou médio risco, índice que aumentou em comparação ao LIA de 2020 quando estava em baixo risco.
 
Além dos cuidados com terrenos baldios e quintais das residências a campanha de conscientização vem alertando a população para maior cuidado nos interiores dos imóveis privados e públicos.
 
Sendo os seguintes:
 
• Cuidados com vasos sanitários desativados e de pouco uso, para que fiquem com a tampa fechada e descarga seja feita regularmente;
 
• Atenção com ralos dos banheiros e lavanderias para que estejam tampados ou cobertos (pode ser com tapete emborrachado ou a própria tampa do ralo);
 
• Água parada em tanques e máquinas de lavar;
 
• Água que pode ficar na bacia atrás da geladeira; Enfim todos os possíveis locais citados e não citados que possam acumular água parada dentro das residências e estabelecimentos.
 
A Secretaria de Saúde também pede que os sulbrasilenses mantenham suas calhas limpas, guardem os pneus (deitados) em locais cobertos e mantenham limpos e fechados todos os reservatórios de água e também tenham uma atenção especial para as piscinas. “Destacamos que é de responsabilidade do proprietário manter sua piscina limpa e devidamente tratada com cloro (preferencialmente em pastilhas) e demais produtos de cuidados. O larvicida é utilizado para controle de larvas em depósitos para reservatórios de consumo para hortas e limpezas, com o objetivo de racionamento de água. Já nas piscinas frisamos que o proprietário limpe e faça a utilização de todos os produtos de higiene e prevenção de forma correta já que se trata de uma fonte de lazer e não de consumo”, coloca a agente.
 
Outro cuidado é com relação às bromélias, pois o formato da planta consegue acumular água parada por dias, sendo assim um possível criadouro para o mosquito da dengue. A recomendação é que não se faça o cultivo doméstico de bromélias. “Ainda em relação as flores, pedimos a população para que evitem deixar nos cemitérios flores artificiais e naturais que contenham embalagens plásticas ao redor do vaso e também vasos pesados com cimento, pois os mesmos impedem que a água escorra, causando um grande acumulo de água parada”, finaliza Fabiana.
 
FAÇA DO COMBATE AO MOSQUITO UMA PARTE DA SUA ROTINA!
 
“Se você tiver febre alta com dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas juntas, manchas avermelhadas pela pele procure a Unidade de Saúde, você pode estar com Dengue”.