Profissionais da saúde participam de capacitação sobre PICS
No dia 24 de novembro (quarta-feira), no município de União do Oeste, aconteceu um encontro sobre Gestão das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), participaram deste evento a Psicóloga Daiane, Educadora Física Daniela e Enfermeira Francieli.
No dia 30 de novembro (terça-feira), no município de Caibi, teve um encontro de Vivência em PICS, com visitação do Horto Medicinal, na propriedade de Ilaini Toigo. Participaram deste encontro a Enfermeira Aline e Nutricionista Paula. Esse evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a UDESC e o Grupo Condutor em PICS do Grande Oeste.
No dia 02 de dezembro (quinta-feira), a Enfermeira Aline, juntamente com as ACS: Kátia, Lenita, Raquel, Roseli, Eliane, Claudete e Mari Sandra, estiveram participando na sede da ASPUMO em Modelo de uma capacitação sobre Plantas Medicinais. A capacitação teve a participação do deputado estadual Padre Pedro Baldissera (PT) e foi ministrada pela Farmacêutica Viviane Corazza, sendo promovida pelo Sintraf com apoio dos municípios de Sul Brasil, Modelo, Serra Alta.
De acordo com o deputado estadual Padre Pedro as PICS são tratamentos e recursos terapêuticos tradicionais, que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e de recuperação da saúde.
O deputado Padre Pedro é o autor do projeto de lei 440/2017, que trata da inclusão das PICS e da consolidação da Farmácia Viva no SUS de Santa Catarina, que foi sancionado e transformado na Lei 17.706, de 22 de janeiro de 2019. A proposta, apresentada e aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa em dezembro de 2018, regulamenta e impulsiona uma política já prevista no Brasil e colocada em prática em diversos municípios e estados.
Enfermeira e Coordenadora da Atenção Básica, Aline destaca que as PICS estão presentes em quase 54% dos municípios brasileiros. Hoje são 29 PICS aprovadas pelo SUS, e ofertadas de maneira gratuita. “Em Sul Brasil, três delas, já estão implantadas e sendo ofertadas a população: a Auriculoterapia, Dança Circular e Terapia Floral. Temos duas profissionais realizando a formação em Reiki nível I e II, sendo a capacitação ofertada pelo Observatório Catarinense de PICS (OC-PICS) e pelo programa de extensão Saúde e Equilíbrio da UDESC. A integração ensino-serviço, a participação e capacitação dos profissionais de saúde em eventos relacionados as PICS é de extrema importância para o sucesso das ações e ampliação dessas terapias no serviço de saúde. Em Sul Brasil, os profissionais de saúde já estão se organizando para elaboração de um projeto que possa envolver a comunidade, no intuito de motivar e resgatar a cultura do uso das plantas medicinais. Uma das etapas será a implantação de um Horto Medicinal, com o objetivo de posteriormente poder ofertar as Plantas Medicinais à população”.