Comunidade aprova o 1º Plano Diretor de Sul Brasil

Uma conquista para o planejamento urbano e rural de Sul Brasil pode ser vivida durante a noite desta terça-feira, 09, no Centro de Idosos, quando após seis meses de trabalho, o Plano Diretor foi apresentado, modificado e aprovado pela comunidade. O documento tem validade de dez anos e também pré-requisito para repasses financeiros governamentais específicos.

O diretor de Fazenda e Planejamento, Diego Kirch, comenta o ato. “Quero agradecer a todas as pessoas que participaram ao longo deste processo de construção do Plano Diretor, dizendo que a comunidade pode conhecer um pouco mais sobre a cidade e interior e também opinar para o direcionamento futuro. Agora será entregue a lei e o documento para apreciação e aprovação da Câmara de Vereadores, para depois entrar em vigência”, afirma.

Exemplos de definições do Plano Diretor

  • Zoneamentos urbanos – incluindo estimativa de preços de terrenos e imóveis para regulação de ITBI e IPTU, além de ocupação de terrenos para fim habitacional, comercial ou industrial; também pré definições de áreas para interesse social ou atividade econômica. Também trânsito e relação ambiental da cidade.
  • Infraestrutura urbana – incluindo regras para novos loteamentos, padrão de ruas e semelhantes;
  • Infraestrutura de vias rurais – Largura de vias principais e secundárias;

A condução do trabalho foi da empresa Espaço Urbano, através da técnica Fátima Maria Ferreira Franz, arquiteta urbanista, especialista em Gestão Pública.