Janeiro Branco busca conscientização sobre a saúde mental

O primeiro mês do ano é tido como o mês em que as pessoas pensam mais sobre a vida, relações sociais, condições e sentidos existenciais. A Secretaria de Saúde de Sul Brasil amplia divulgação da campanha Janeiro Branco que tem objetivo de conscientizar sobre a participação da saúde mental na qualidade de vida.

A psicóloga da Unidade Básica de Saúde, Daiane Kluge, fala sobre a campanha. “Iniciamos o ano cheio de promessas, sendo normal atribuir a busca por novos objetivos sempre para o “Próximo ano”, ou início do ano, inspirando novas tentativas e renovando as forças para concluir objetivos, sendo estes materiais, profissionais ou pessoais”, comenta.

O movimento da campanha Janeiro Branco se consolidou a partir de 2014, tornando-se o mês da “Saúde Mental”. “A cor branca, representa o quadro em branco ou o papel em branco, no qual podemos reescrever ou redesenhar uma nova história da nossa saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam. Assim, como objetivo de reescrever as próprias condições, com reflexão e autoconhecimento, repensando os sentidos e propósitos da vida, bem como as emoções, comportamentos e relacionamentos”, explica a psicóloga.

Daiane complementa colocando à UBS á disposição. “Se precisar de ajuda, pode procurar na Unidade de Saúde, que temos profissionais disponíveis para lhe auxiliar”, finaliza.