Conferência Municipal de Saúde apresenta cenário e propostas para o SUS

O Centro de Idosos recebeu na última sexta-feira (10/03), a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Sul Brasil. O encontro teve boa participação de público que atendeu o chamado da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde.

Com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”, a conferência abriu espaço para a construção de políticas de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. A condução da conferência foi da profissional da área, Márcia Jacoby, que abordou que o SUS tem 33 anos e é único no mundo, e que segue sendo construído com participação popular, como é o caso do evento.

O prefeito Maurílio Ostroski afirmou que a Conferência de Saúde trata de propostas pelo bem-estar dos munícipes. “Qualquer ação pública deve ouvir as pessoas e hoje estamos aqui para isso. Nossas propostas municipais também serão apresentadas nas próximas etapas e cada pedaço do Brasil será ouvido para que possamos melhorar ainda mais o SUS ”, comenta.

Na abertura a secretária de Saúde, Ágata Paula Valmorbida Klassener, agradeceu à equipe e parabenizou todos os profissionais pelo bom atendimento com os munícipes. A presidente do conselho municipal, Viviana Orben, comentou sobre o trabalho dos conselheiros na construção das políticas públicas do setor. Na sequência foi realizada explanação da palestrante e então foram formados grupos de trabalho, que apontaram dificuldades e possíveis soluções para a saúde do município. Os resultados foram apresentados em plenária.

Após a conferência, as propostas, debatidas e sistematizadas, serão incorporadas ao Plano Municipal de Saúde. Entre abril e maio, será realizada a etapa estadual da conferência. De 2 a 5 de julho deste ano, a 17ª Conferência Nacional de Saúde, organizada pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), traça diretrizes para a melhoria da saúde pública no Brasil para os próximos anos.