Implantação do Dry Needling fortalece tratamentos fisioterapêuticos em Sul Brasil

A Secretaria de Saúde vem oferecendo qualificação aos profissionais visando oferecer um leque mais amplo de opções de tratamento aos pacientes. Como parte desses esforços, nos últimos dias, a fisioterapeuta Tatiana Tonel se capacitou na técnica Dry Needling no Instituto Fisiomar, em Chapecó.

O Dry Needling, também conhecido como agulhamento a seco, consiste na inserção de agulhas de monofilamento finas, sem a aplicação de substâncias injetáveis. Essa prática tem sido utilizada para aliviar dores, melhorar a mobilidade e flexibilidade, aprimorar a função muscular e reduzir a tensão muscular.

Além disso, o Dry Needling pode ser aplicado em cicatrizes para diminuir aderências e dessensibilizar a área a ser tratada, normalizando a função bioquímica e elétrica das placas motoras e facilitando o retorno acelerado da função. Essa técnica pode ser utilizada em conjunto com o tratamento fisioterapêutico de diversas patologias, conforme avaliação profissional.

Ágata Paula Valmorbida Klassener, secretária municipal de Saúde, ressaltou a importância dos investimentos em capacitação para a oferta de novos serviços na unidade de saúde e aprimoramento da produtividade e qualidade do atendimento já prestado. Ela destacou que os profissionais da área da saúde necessitam adquirir conhecimento teórico e prático, a fim de estimular a aprendizagem contínua. Segundo Ágata, os profissionais de saúde são responsáveis pelo bem-estar de toda uma comunidade e merecem atenção e valorização.

O prefeito Maurilio Ostroski endossou a visão da gestora de saúde, enfatizando que os investimentos em aquisição de novos equipamentos tecnológicos e cursos de capacitação são fundamentais para valorizar o desenvolvimento dos servidores e estimular o interesse em adquirir novos conhecimentos. Para ele, essas iniciativas são essenciais para manter a excelência no serviço prestado à população.