Seis pacientes são contemplados com cirurgias de alta complexidade de prótese de joelho e dois pacientes com Prótese de quadril no ano de 2023
Com o objetivo de diminuir as filas, a secretaria Municipal de saúde novamente neste ano de 2023 autorizou a realização de 06 cirurgias de alta complexidade de prótese de joelho.
Já em 2022 foram realizadas 06 cirurgias de prótese de joelho e autorizada 02 de quadril que foram feitas neste ano de 2023.
Devido à gravidade que se torna o tempo de espera desses pacientes na fila do SUS, a secretária de saúde, Ágata Valmorbida Kläsener, destaca que é necessário ter um olhar humanizado para esses pacientes, mesmo sabendo que a realização destas cirurgias é de competência do Estado, precisamos entender que essas pessoas precisam e merecem ter uma qualidade de vida melhor. Avaliamos os recursos juntamente com o prefeito Maurilio e o setor contábil, os investimentos foram aprovados pelo Conselho municipal de Saúde e após identificamos os pacientes na fila do SISREG. (Sistema de Regulação)
Estas cirurgias são realizadas através de credenciamento no Hospital São Lucas de Pato Branco-PR, que é referência pela qualidade e sua equipe especializada.
O prefeito Maurílio Ostroski e o vice-prefeito Moacir Götz, agradecem a parceria do Conselho Municipal de Saúde, e também do Hospital São Lucas em nome do diretor Sergio Luiz Wolker e do médico ortopedista e traumatologista Dr. Fabio Sales Vieira pela atenção e dedicação aos pacientes de Sul Brasil e ressalta que saúde é prioridade.
A secretaria Ágata também ressalta que as cirurgias de baixa e média complexidade segue o fluxo de forma rápida. Conforme a Diretora de saúde Maristela Godóis Kroth, responsável pelo setor de agendamento, neste ano já foram realizadas mais de 190 cirurgias. Sendo elas de urgência/emergência, eletivas. São feitas através do SUS e muitas delas através de credenciamentos pagos com recursos próprios.