Impacto na Saúde: Números Revelam Alcance e Compromisso com o Cuidado da População de Sul Brasil

Nesta Gestão, os serviços de saúde do município alcançaram números expressivos em termos de atendimentos médicos, realização de cirurgias e exames, demonstrando um compromisso contínuo com a promoção do bem-estar e cuidado da população. Os dados revelam não apenas a quantidade, mas também o impacto positivo dessas ações na vida dos cidadãos.

Cirurgias:

No período de 2021 até 1º quadrimestre de 2024, foram realizadas um total 497 cirurgias em diferentes especialidades, abrangendo desde procedimentos de baixa complexidade até alta complexidade. Esses números refletem o empenho da gestão investindo em sua maioria recursos próprios através de convênios e consórcios a fim de a atender às demandas cirúrgicas da comunidade. Lembrando que no ano de 2022 e 2023 foram realizadas 14 cirurgias de alta complexidade (12 próteses de joelho e 2 de quadril) e em 2024 a secretaria de saúde irá contemplar mais 16 pacientes de cirurgia de alta complexidade (prótese de joelho) pagas com recursos próprios do Fundo Municipal de saúde. Destaca ainda que as cirurgias de alta complexidade são de responsabilidade do Estado, porém devido a demora, a gestão da saúde tem esse olhar humanizado e lembra que o bem mais precioso são as pessoas.

Consultas:

As consultas médicas e Procedimentos na Unidade de Saúde também se destacaram, totalizando um impressionante número de 209.695 atendimentos durante o mesmo período. Consultas especializadas totalizaram 7.055 pacientes atendidos. Essa alta taxa de consultas evidencia o acesso regular da população aos cuidados preventivos e curativos, contribuindo para a promoção de uma saúde mais assertiva e proativa.

Exames:

Além disso, os exames diagnósticos desempenharam um papel crucial na avaliação da saúde dos pacientes, com um total de 9.019 exames especializados realizados. Esses números apontam para a importância da detecção precoce de doenças e a monitorização adequada de condições médicas, permitindo intervenções precisas e eficazes.

E importante destacar que todos os procedimentos cirúrgicos, assim como as consultas e exames foram lançados no sistema de Regulação (SISREG), respeitando e seguindo a legalidade quanto a fila. Podendo ser acompanhado pelo Munícipe através do portal de transparência do Município.

A secretária de saúde Maristela Godois kroth destaca que os números impressionantes refletem não apenas a quantidade de procedimentos realizados, mas também o compromisso da administração do prefeito Maurílio Ostroski e vice-prefeito Moacir Gotz , um agradecimento especial a ex secretária da saúde Ágata Paula Valmorbida Klesner que esteve em frente a pasta por 3 anos e toda equipe de saúde em garantir que a população tenha acesso a serviços médicos essenciais. Através desses resultados, reforça-se o comprometimento em promover uma assistência abrangente e de qualidade para todos os cidadãos, visando sempre o bem-estar e a saúde coletiva.