Alto custo e com recursos próprios: Oito pacientes são contemplados com cirurgias de prótese de joelho e de quadril

O prefeito Maurílio Ostroski autorizou a realização de mais oito cirurgias de alto custo subsidiadas com recursos próprios do município. São seis cirurgias de prótese de joelho e duas cirurgias de próteses de quadril. Os investimentos foram apresentados e aprovados pelo Conselho Municipal de Saúde e os procedimentos estão sendo realizados com objetivo de acabar com a espera dos pacientes.

Sul Brasil olha diferente para a saúde de seus munícipes, as cirurgias eletivas de média complexidade tiveram destaque nos dois anos da atual gestão municipal. A Secretaria de Saúde também vem buscando diminuir as filas, inclusive as cirurgias de alta complexidade, estas que são consideradas de alto custo e são competência do Estado.

Devido à gravidade e tempo de espera de alguns pacientes no SUS, a secretária de saúde, Ágata Valmorbida Kläsener, destaca “que a necessidade dos pacientes e a economia realizada foram essenciais para realizar este projeto. Identificamos os pacientes na fila do SISREG e em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde aprovamos a realização de oito cirurgias de alto custo, destas quatro cirurgias de prótese de joelho já foram realizadas, e os pacientes estão em recuperação, temos ainda mais duas próteses de joelho e duas próteses de quadril já encaminhadas para serem realizadas início de 2023”, explica.

Estas cirurgias são realizadas no Hospital São Lucas de Pato Branco-PR, que é referência pela qualidade e sua equipe especializada. “Além da aprovação do Conselho Municipal de Saúde, isso só foi possível pelo apoio e preocupação que o prefeito Maurílio Ostroski e o vice-prefeito Moacir Götz manifestam, sempre se colocando no lugar do paciente e buscando melhorar a qualidade de vida de cada munícipe”, complementa a secretária.

Ágata agradece a parceria do Conselho Municipal de Saúde, da Administração Municipal e também do Hospital São Lucas em nome do diretor Sergio Luiz Wolker e do médico ortopedista e traumatologista Fabio Sales Vieira pela atenção e dedicação aos pacientes de Sul Brasil. E para finalizar destaca “que este olhar para as particularidades de cada paciente sempre estará presente no olhar de nossa equipe, porque estamos aqui para oferecer o nosso melhor para a população, e desta forma em nome da nossa família da saúde queremos desejar um feliz e abençoado Natal e que 2023 venha com muitos projetos e serviços para que a saúde seja nosso maior propósito”, finaliza.