Caneta de Laserterapia Portátil chega na UBS para tratamento de fisioterapia

A Secretaria de Saúde comprou um equipamento avançado para o tratamento fisioterapêutico. O laser vem tomando a frente com ação anti-inflamatória, analgésica e de regeneração. O aparelho de luz, que não esquenta, já vem fazendo a diferença para tratar pontos específicos e aliviar dores e inflamação.

O laser ajuda a regenerar tecidos, estimula a chegada de agentes anti-inflamatórios, potencializa a cicatrização, aumenta a microcirculação local e diminui o edema. A fisioterapeuta Tatiana Tonel comenta a aquisição. “Hoje a Unidade Básica de Saúde de Sul Brasil disponibiliza este método de tratamento. Este é um equipamento de ponta que vem inovar na ciência biológica, principalmente no que se refere a reabilitação do paciente. Aproveito para agradecer a gestão municipal por ter esse olhar humanizado ao tratamento do paciente e investir em novos equipamentos”, afirma.

A inovação atua no tratamento de:

•  Lesões musculares;
  •  Dor muscular;
  •  Lesões em tendões (tendinites, tendinopatias);
  •  Dor articular;
  •  Inflamação, irritação, edema/inchaço;
  •  Artroses;
  •  Escaras, ulceras de decúbito.

Conforme a secretária de Saúde, Ágata Paula Valmorbida, o objetivo é melhorar ainda mais o serviço prestado. “Precisamos estar atentos a tecnologias que podem nos ajudar, juntamente com profissionais estimulados a qualificar o atendimento. Investir em equipamentos é investir em qualidade de vida. Essa caneta portátil foi adquirida através do consórcio CimCatarina e vem acompanhada com kit para o paciente e o profissional que realiza aplicação”, explica.

Ágata também ressalta que a demanda da fisioterapia está grande, pois há vários pacientes em pós-operatórios de cirurgias de ortopedia e outros que farão cirurgia nos próximos dias. Devido a isso também foi credenciado uma profissional fisioterapeuta para atender oito horas por semana, conforme sugerido e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, até diminuir a fila de pacientes. “Todos as prescrições de fisioterapia são lançadas no Sisreg e o atendimento seguem fila”, finaliza.