Julho Amarelo é o mês de conscientização sobre as hepatites virais
Todo mês a Secretaria de Saúde de Sul Brasil trabalha a conscientização de um tema para a comunidade local. Neste julho é sobre as hepatites virais, doenças associadas à cirrose hepática e ao câncer no fígado.
De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica do município, Franciéli Hollas Rosalem, na Unidade Básica de Saúde estão disponíveis os testes rápidos para diagnóstico das hepatites B e C. Para realizar os exames você pode agendar um horário através do telefone: 99968-0363.
O que é a Hepatite e quais os sintomas?
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Muitas vezes é uma doença silenciosa e nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem, o indivíduo pode apresentar cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C.
Hepatite A: tem o maior número de casos, está relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. Existe vacina.
Hepatite B: é o segundo tipo mais comum; a transmissão é por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo. Além disso recomenda-se não compartilhar objetos de uso pessoal, tais como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, confecção de tatuagem e colocação de piercings.
Hepatite C: transmissão é pelo contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. Prevenção: não compartilhar com outras pessoas qualquer objeto que possa ter entrado em contato com sangue (seringas, agulhas, alicates, escova de dente, etc); usar preservativo nas relações sexuais; não compartilhar quaisquer objetos utilizados para o uso de drogas. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não tem vacina.
O Sistema Único de Saúde (SUS) fornece tratamento para todos os tipos de hepatite.