Mutirão de limpeza marca Dia D de Combate à Dengue em Sul Brasil
Santa Catarina vive um momento de elevados números de focos do inseto e vem registrando mortes pela dengue. O cenário motivou o Dia D de Combate à Dengue nesta terça-feira, 04/04, em todo estado e as vigilâncias Epidemiológica e Sanitária do município apoiaram a iniciativa na escola São João Bosco de Linha Alto Recreio.
A ação envolveu uma conversa de conscientização sobre o tema e apresentação do resultado do curso Saúde Com o Agente, desenvolvido pelos profissionais da equipe da Saúde. Após alunos, professores, vigilantes e agentes comunitárias de saúde realizaram mutirão de recolhimento de lixo às margens da estrada geral que encontra a escola. “O Aedes eagypti é o transmissor da dengue de outras doenças e o mosquito se prolifera na água parada. Sabemos que os focos são encontradas geralmente em pequenos depósitos como copos de plástico, por exemplo. O mutirão recolheu uma quantia significativa de lixo que ameniza a proliferação no nosso município”, explica a vigilante epidemiológica Fabiana Moterle Ávila.
O momento conscientiza alunos e comunidade sobre a importância de evitar água parada e assim diminuir os riscos de uma endemia das doenças transmitidas pelo mosquito. “Agradecemos a parceria com a escola São João Bosco e parabenizamos toda atitude que venha zelar a saúde pública. Esperamos que esse exemplo seja seguido por todos”, finaliza a vigilante.
#sulbrasil #dengue #denguemata