Seminário do Gado Leiteiro será nesta sexta
O evento microrregional vai acontecer no dia 12 de abril, no Salão Comunitário de Sul Brasil. Será um dia todo dedicado a informações sobre atividade do gado leiteiro.
Os assuntos principais em pauta serão “Tuberculose e Brucelose”, a escolha desse tema se fez necessária depois de várias confirmações da doença na Região, inclusive em Sul Brasil. Para às 9h da manhã está marcada a abertura do evento, logo depois, às 9h15 o Médico Veterinário da Epagri de Chapecó (Mestre em Veterinária), Everton Poletto, aborda assuntos relacionados à Tuberculose e Brucelose. Às 10h15 o Médico Veterinário da Cidasc de Chapecó, Marcelo Simon, que tratará do Programa de Erradicação e Prevenção de Tuberculose e Brucelose Animal e legislação. Ainda pela parte da manhã, às 11h15, o assunto será Tuberculose e Brucelose no Ser Humano, com a explanação do Dr. Paulo Coelho Vieira que é Médico responsável pelo Posto de Saúde de Sul Brasil.
O almoço será servido às 12h, e para às 13h15 está marcado o retorno do Seminário. A primeira atividade da tarde será coordenada pela secretária da agricultura municipal que falara sobre o Programa de Incentivo ao Controle de Brucelose e Tuberculoso, onde serão apresentadas as ações desenvolvidas pela administração municipal em relação às doenças.
Outro momento importante do seminário acontece a partir das 13h45 quando será aberto espaço para as empresas coletoras do leite produzido no município. Será uma atividade de interação, onde a empresa colocará o que projeta para o futuro, inclusive um incentivo para a propriedade com Certificado de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose. No debate o agricultor, poderá opinar sobre melhorias que podem acontecer na negociação do produto.O encerramento deve acontecer às 15h, em função dos participantes precisarem retornar ás suas propriedades para as tarefas com o gado leiteiro.
O Secretário da Agricultura de Sul Brasil, Edimar Bicigo, pontuou a realidade leiteira do município, “Sul Brasil tem 450 famílias no interior, e destas cerca de 350 são produtoras de leite. É uma atividade que ganha cada vez mais força e se torna uma alternativa viável para todos os tamanhos de propriedade”, frisou Bicigo.
O prefeito Éder Marmitt comentou a importância do evento. “Nosso agricultor é nossa sustentação e merece um seminário como esse. As informações adquiridas nesse evento serão muito boas para os produtores e os resultados na produção de leite vão melhorar”, finalizou o prefeito.