Sul Brasil garante recursos para transporte escolar
Na terça-feira, dia 19 de março, o prefeito de Sul Brasil, Éder Ivan Marmitt, esteve na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Maravilha para receber a confirmação de recursos para o transporte escolar. O Governo do Estado investirá por meio da SDR de Maravilha o valor de R$ 83.952,00 para o ano letivo 2013.
Sul Brasil conta com 570 alunos. São 298 estudantes na Rede Estadual de ensino, sendo 43 desses atendidos na E.E.B. São João Bosco da Linha Alto Recreio, e os outros 255 alunos freqüentam o E.E.B. Hélio Wassun da cidade. Na Rede Municipal de ensino, são totalizados 272 alunos, destes 186 que participam as aulas na Escola Municipal Paulo Freire na cidade, e outros 86 alunos que freqüentam aula no Núcleo de Ensino Municipal São João Bosco da Linha Alto Recreio. Entre esse total de 570 alunos, uma grande parcela utiliza o transporte escolar.
De acordo com o secretário Regional Valci Dal Maso, os alunos que residem a mais de 3 quilômetros de distância da escola onde estuda têm direito ao transporte escolar. Os recursos são repassados pelo Estado aos municípios, que realizam o transporte de todos os estudantes matriculados no ensino regular da Rede Estadual. Os investimentos são calculados com base na distância percorrida e no número de estudantes transportados.
A supervisora de apoio ao estudante, Veroni Carraro, lembra que neste ano houve um acréscimo de aproximadamente 5% no repasse financeiro aos municípios.
O gerente de Educação Almir da Rosa da SDR de Maravilha destaca que este recurso viabiliza o acesso dos estudantes ao ensino com segurança e sem maiores preocupações. O repasse será dividido em nove parcelas. “O pagamento da primeira parcela do transporte está agendado para o dia 30 de março, sendo a última parcela paga em novembro deste ano”, explica.
O prefeito Éder Marmitt assegurou que a educação tem um grande potencial de crescimento no município e que essa parceria contribui com a qualidade e conseqüentemente com o futuro. “Investir e dedicar-se à educação é o melhor caminho para fortalecer o pilar de melhoria da sociedade. Certamente esse investimento possibilitará que teremos uma qualidade melhor na nossa educação e abrisse espaço para investirmos em outras prioridades no setor educacional”, finalizou o prefeito Éder.