Legislativo busca filiação na ACAMOSC
A Sessão da Câmara de Vereadores de Sul Brasil da última terça-feira, dia 9, teve dois assuntos centrais em discussão. O primeiro foi a indicação do Presidente vereador Vanderlei Galina que trata sobre a associação do Legislativo de Sul Brasil na Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina. O segundo assunto foi o Projeto de Lei que autoriza o Executivo a comprar área de terra para instalação de estação de tratamento de água. Na sessão outros assuntos de praxe também foram levantados.
ACAMOSC
Inicialmente o presidente Vanderlei Galina apresentou os convidados que usariam a palavra durante o expediente para falar sobre a ACAMOSC. Representando a associação estavam presentes o presidente Delvino Dalla-Rosa e o secretário executivo Eloi de Oliveira Siarpinski. O presidente do Legislativo de Serra Alta Ulisses Baesso também participou da sessão para explanar sobre o que na prática a associação oferece de vantagens. Sobre a entidade, Delvino Dalla-Rosa, explanou que existe desde 1984 e que atualmente possui 19 Câmaras filiadas com projeção para 25 ainda nesse ano. E explica a funcionalidade da ACAMOSC. “Estamos aqui para convidar a Câmara de Sul Brasil para se associar. A ACAMOSC tem sede em Chapecó e objetivo de auxiliar os vereadores e as câmaras. No Oeste 65% dos vereadores são novos e em Sul Brasil o percentual é maior, por isso é natural que esses novos vereadores tenham dúvidas sobre sua atuação, nesse momento a ACAMOSC está disponível para amparo contábil, jurídico e outras assessorias.” Sobre o resultado final o presidente da associação ainda destaca, “o vereador sabendo o que está fazendo e tendo outras alternativas pode desempenhar a função com mais êxito e conseqüentemente quem ganha é o município.” Finalizou Delvino Dalla-Rosa.
Sobre a filiação, Galina falou que vem trabalhando essa idéia desde o seu mandato passado e que agora conhecendo um pouco mais sobre o trabalho e as vantagens da ACAMOSC será feito Projeto de Lei para ser debatido na Câmara. “A associação representa economia com contabilidade e com informações e orientações jurídicas. Estaremos trabalhando com amparo legal e isso nos dá praticidade e agilidade para os resultados que a população espera de nós vereadores”, apontou Galina.
Projeto de Lei Nº 013/2013
Esteve em discussão e primeira votação o Projeto de Lei que determina a aquisição de área de terra (5600 m²) para instalação da estação de tratamento de água no valor de R$ 80.000,00. Essa ação faz parte do projeto cadastrado no Governo Federal que visa à solução da falta de água potável para a população. Entre as pessoas que assistiram a Sessão estava também o prefeito Éder Marmitt que se manifestou dizendo, “o investimento total no projeto está avaliado em R$ 6.200.000,00. A grandiosidade do projeto compreende além da estação na cidade, mais seis pontos de abastecimento. Esses pontos serão na cidade, e nas Linhas Jesuíta Alta, Alto Alegre, Alto da Serra, Alto Recreio e São Carlos. Pretendemos atender 100% da população com água potável, essa é uma necessidade que se desenha a anos e que tratamos como uma das prioridades de nosso Governo. Agora vamos articular em Brasília o andamento mais ágil do Projeto”. Findou Marmitt.